Campus Duque de Caxias encerra IX SEMACIT com participação com protagonismo discente

​Depois de três dias de palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas, o campus Duque de Caxias encerrou a Semana Científico-Tecnológica - SEMACIT com o protagonismo dos alunos. Projetos, exposições, apresentação teatral marcaram o último dia do evento.

​Na parte da manhã, os projetos dos alunos já estavam expostos pelo campus sob avaliação da comissão. O público do campus também presenciou as exposições e materiais didáticos. No auditório, uma reunião entre os docentes com relação às jornadas de extensão.

​O último dia da SEMACIT também foi marcado pela presença da comunidade externa – moradores da região, professores e alunos de escolas próximas, como o Colégio Estadual São Bento, visitaram as exposição da semana acadêmica. "Nós trouxemos os alunos com o objetivo de mostrar como é um instituto federal, quais são os experimentos e os estudos feitos. É importante retirar os alunos do campo teórico para a parte prática", afirmou o professor de Física Leandro Duque.

​Também foram ao campus as professoras de Biologia e Química, Luciana Almagro; de Língua Portuguesa, Solange Valeriano; de Sociologia e Filosofia, Thalyta Lombardo; e de Física e Biologia, Fany Antunes. "A ciência faz parte do dia a dia e não é algo que esteja distante, é possível trazer para o cotidiano", afirmou Luciana.

O campus mobilizou a comunidade interna e externa com a apresentação teatral do grupo Dionísia Urbana, liderado pela vice-coordenadora de Extensão, Juliana Cavassin, professora de Artes do campus. "O desafio foi em cima da temática da Semacit: uma forma de diminuir as desigualdades com a ciência e a tecnologia”, afirmou."

​A coordenadora de Extensão, Lívia Tenório, avaliou como positiva a semana de ciência e tecnologia. "Foi um evento prazeroso para os alunos. Eu senti que os discentes estavam empenhados em realizar um bom trabalho, neste dia de protagonismo deles. Acredito que a gente sempre pode melhorar, porém percebi que foi um evento agradável a todos que participaram", afirmou.

Para a diretora do campus, Maria Celiana Pinheiro, a SEMACIT proporcionou uma troca entre alunos, servidores e comunidade externa. "O evento foi maravilhoso. Realmente, contamos com a participação de todos os servidores e alunos. A avaliação da SEMACIT foi positiva. Foram quatro dias de muito trabalho e os discentes elogiaram bastante", disse.