Campus Eng. Paulo de Frontin participa de Seminário de Inovação da PUC-Rio

Rodney Albuquerque, diretor-geral do IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin, e Priscila Castro, gerente executiva

do Instituto Gênesis, incubadora Puc-Rio

Com o tema “Manufatura Avançada – Indústria 4.0 & IoT”, o mais recente encontro da Agência de Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (AGI/PUC-Rio) contou com a participação do diretor-geral do campus Eng. Paulo de Frontin, Rodney Albuquerque. As reuniões são realizadas mensalmente e reúnem profissionais renomados em suas respectivas áreas de atuação para compartilhamento de experiências e networking, com o objetivo de fomentar a inovação em diversos segmentos da indústria.

O evento, que aconteceu no auditório Rio DataCentro (RDC) em 15 de dezembro de 2016, promoveu um debate com representantes da indústria, da academia e da sociedade acerca do desenvolvimento e implantação da Manufatura Avançada na indústria nacional. “Vim ao evento para ouvir sobre as demandas de empresas como Bosch, Embraer, Radix entre outras para a Indústria 4.0, em especial IoT (Internet das Coisas)”, afirmou Rodney. Essa temática vem ganhando cada vez mais espaço e relevância nos principais fóruns globais de tecnologia e inovação.

Também conhecida como “Quarta Revolução Industrial”, a Indústria 4.0 consiste no desenvolvimento e aplicação de tecnologias para automação e intercâmbio de dados, fazendo uso de sistemas ciberfísicos, internet das coisas e computação em nuvem. Cada vez mais conhecida do público geral, a computação em nuvem tem base na utilização de espaços virtuais de armazenamento de dados, no lugar de mídias físicas – por exemplo, serviços de streaming como Netflix, YouTube e de hospedagem de fotos e documentos como o Google Drive.

Já a Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), é uma das principais tendências tecnológicas do momento e representa a utilização da rede mundial de computadores para realizar tarefas geralmente não informatizadas do dia a dia, como por exemplo, pesquisar restaurantes abertos em uma região diretamente do painel de um automóvel e automaticamente enviar dados de endereço do lugar escolhido para o navegador GPS. Tais tecnologias possibilitam a Manufatura Avançada e fábricas inteligentes, com sistemas digitais de gerenciamento e monitoramento que criam uma “cópia virtual” do espaço físico de produção.