Campus Nilópolis realiza “I Pós Enecult”

A Coordenação do Bacharelado em Produção Cultural do IFRJ Campus Nilópolis realizou o “I Pós Enecult”, no dia 10 de outubro. O evento foi voltado para a apresentação de trabalhos aprovados no “XV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult) ” – maior evento internacional de estudos em cultura realizado no Brasil –, que aconteceu em agosto, na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O “I Pós Enecult” contou com apresentações de artigos acadêmicos e relatos de experiências ao longo do dia. Entre os projetos, estava o trabalho da estudante de Produção Cultural do campus e integrante da comissão organizadora, Jéssica Oggioni. A estudante explicou o sentimento de apresentar seu trabalho, intitulado como: “Da opressão a produção: a ascensão de um movimento cultural na comunidade Rio das Pedras”, na própria instituição. “Eu apresentei esse trabalho em Salvador e traze-lo aqui para o instituto é reconfortante. É muito bom apresentá-lo para as pessoas que participam da minha formação de alguma forma”, afirmou.

Alexandre Pimentel, professor e integrante da comissão organizadora, explicou como surgiu a ideia de reunir os trabalhos acadêmicos para uma reapresentação. “A ideia de criar esse encontro surgiu no próprio Enecult. No ano passado, eu fiquei com muita vontade de fazer alguma coisa com os alunos antes do encontro acontecer, a fim de ajudar a preparar os artigos e dar uma oportunidade de eles realizarem uma primeira apresentação. Mas a gente não conseguiu organizar. Esse ano, tivemos a ideia de reunir os trabalhos que já tinham disso apresentados, aqui no Rio”, afirmou.

Alexandre também comentou sobre a possibilidade de prestigiar outros trabalhos que não puderam ser vistos no Enecult. “Quem participou do evento em Salvador, ficou muito vinculado a um grupo de tema, o que faz com que não se consiga assistir aos trabalhos dos outros. Aqui a gente tem a oportunidade de assistir todos os trabalhos, até os de grupos de temas diferentes”, explicou.

O coordenador do Bacharelado de Produção Cultural, Jorge Caê Rodrigues, ressaltou a importância de realizar outras edições do Pós Enecult e fez sua avaliação sobre a primeira edição do evento. “Foi um dia inteiro muito proveitoso, onde nós pudemos conhecer essas pesquisas que estão acontecendo dos nossos alunos e de outras instituições que prestigiaram o Campus Nilópolis. Esperamos que ano que vem a gente tenha professores e alunos enviando artigos para o Enecult, e que a gente possa, em outubro, fazer nosso ‘II Pós Enecult’. O evento foi um sucesso”, elogiou.

Estiveram presentes no encontro discentes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e da Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), além dos discentes do IFRJ Campus Nilópolis.

André Lapa, aluno do curso de Produção Cultural da UFF, comentou sobre a importância de o “Pós Enecult” ser realizado na Baixada Fluminense. “Para mim, que estudo em Niterói, foi bem interessante vir para esse evento na Baixada Fluminense, porque eu gosto de conhecer novos espaços acadêmicos, então essa troca é muito importante”, disse.

O evento foi organizado pelos professores do Bacharelado em Produção Cultural do IFRJ Campus Nilópolis Alexandre Pimentel e João Guerreiro, e pelos alunos Elvis Oliveira, Jéssica Oggioni e Karen Kristien, além de contar com o apoio da Coordenação de Extensão (CoEx) e do Núcleo de Criação Audiovisual (NUCA).

Colaboração: Raíssa Amaral