Campus Niterói recebe alunos da rede municipal de ensino para visita guiada

O IFRJ Niterói abriu uma agenda de visitas guiadas para escolas, alunos e professores que estejam interessados em conhecer o campus recém construído, localizado no bairro do Sapê. No dia 17 de maio, alunos do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alberto Torres visitaram o IFRJ Niterói. Junto à professora de português da Rede Municipal Alessandra Mendes e de seu estagiário, Ricardo Santana, os estudantes foram recebidos por Marcelo Velloso, professor de matemática e diretor de Ensino do campus Niterói.

Incialmente, foi feita uma apresentação do Instituto Federal no auditório do campus. Marcelo apresentou a planta do campus e fez esclarecimentos sobre o processo seletivo para o ingresso em um curso técnico integrado ao Ensino Médio no IFRJ. Atualmente, o campus Niterói oferece duas opções de cursos técnicos integrados: Administração e Informática.

A professora e coordenadora do curso Técnico em Administração, Lígia Bensadon, deu continuidade a apresentação e falou sobre os cursos de curta duração, chamados de FIC (Formação Inicial e Continuada), como, por exemplo, o de Assistente Administrativo. Lígia também destacou os futuros projetos de graduação e de pós-graduação no campus e afirmou: “O Instituto é vertical, vai desde o ensino médio até a pós-graduação. Por isso, é diferente de uma escola técnica, é mais do que isso”.

Cursos técnicos – Sobre o curso Técnico em Administração, a professora disse que o IFRJ pensou no curso de um modo bem abrangente. Segundo ela, são aulas sobre disciplinas básicas de diversas áreas do campo da gestão, como gestão de pessoas e matemática financeira. Os professores são muito bem qualificados e fazem uma interface entre a administração, o planejamento, a coordenação e o controle de áreas organizacionais, tanto públicas quanto privadas.

A relação do curso com o mercado de trabalho também foi um ponto destacado pela professora, que contou, também, que o curso tem várias disciplinas teóricas e práticas. “A gente tenta, na medida do possível, fazer visitas, trazer profissionais e fazer seminários. Tem o esforço de relacionar o curso, a todo momento, com o mercado de trabalho. A administração é uma das áreas mais abrangentes, no sentido de que, para qualquer situação do mercado de trabalho, você tem que trabalhar elementos organizacionais, elementos de gestão”, disse Lígia.

O professor e coordenador do curso Técnico em Informática, Luiz Felipe Oliveira, contou que o curso foi criado de acordo com a opinião de alunos do nono ano. De acordo com ele, é um curso novo, que conta com as disciplinas e tecnologias mais atuais, as mesmas usadas no Vale do Silício, região dos Estados Unidos conhecida por situar várias empresas de alta tecnologia.

“Apesar de muitas pessoas aqui usarem aplicativos, nós não queremos ficar nesse limite de consumir o que é feito lá fora. Nós queremos mudar essa realidade e fazer com que vocês criem os aplicativos que vão ser usados no futuro. Então, que nós sejamos produtores de tecnologia também. É um curso muito completo”, destacou Luiz.

Após a apresentação no auditório, os alunos participaram de um tour pelo campus. Conheceram o espaço da futura biblioteca, o laboratório de informática, a quadra esportiva, o refeitório e área de convivência, além de terem passado pelas salas de aula e pelo diretório acadêmico.

O aluno do IFRJ David Martins, da turma mista de informática, deu seu depoimento aos alunos da Escola Municipal Alberto Torres sobre estudar em um Instituto Federal: “É bastante diferente estudar em uma escola federal. É uma escola de muita qualidade, pública, você tem acesso ao melhor. Espero que vocês, vendo como a gente trabalha, como a gente funciona, se interessem em estudar aqui. Estudem e se dediquem para poder entrar, porque vai ser a melhor coisa que vocês vão fazer na vida”, enfatizou.

A professora Alessandra, da Escola Municipal, falou sobre expectativas e opiniões após a visita ao IFRJ. “A visita foi ótima, maravilhosa. Os alunos ficaram encantados, acendeu um brilho nos olhos de muitos deles. Tomara que a gente consiga fazer um trabalho na escola, de maneira que eles sejam aprovados”, disse.

As visitas guiadas podem ocorrer às terças, quintas ou sextas, das 9h30 às 12h, mediante contato através do e-mail coex.cnit@ifrj.edu.br informando o nome da escola, do professor responsável e a quantidade de alunos que farão a visita.

Colaboração: Suzana Carqueija