Campus Niterói visita Escola Municipal Levi Carneiro

Ex-alunos da escola municipal que hoje estudam no IFRJ falaram aos estudantes sobre o processo seletivo para os cursos técnicos

O IFRJ Campus Niterói realizou uma visita à Escola Municipal Levi Carneiro, também localizada no Sapê, com o intuito de incentivar os alunos a fazerem a prova do processo seletivo para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto.

A ideia da visita surgiu porque, ao longo do processo de preparação para a prova do IFRJ, alguns alunos começaram a se desmotivar. Vanessa Nunes, professora de matemática da Levi Carneiro e dinamizadora do projeto “Escola para a Vida” da Fundação Municipal de Educação (FME), percebeu a necessidade de realizar atividades que estimulassem seus alunos a estudarem. Como a professora já havia participado de uma visita guiada ao IFRJ, entrou em contato com a coordenadora de Extensão do campus, Michelle Abraão, e, juntas, organizaram a ação de extensão “IFRJ Campus Niterói nas escolas: Por que estudar?”.

A atividade contou com a participação de Lorena Martins, Samara Fonseca, Roger Nascimento e Júlia Almeida, alunos dos cursos Técnicos Integrados em Informática e Administração do IFRJ e ex-alunos da Escola Municipal Levi Carneiro. Eles protagonizaram a apresentação sobre o Instituto para os alunos da professora Vanessa e responderam à pergunta: “Por que estudar no IFRJ?”.

“Me orgulho de falar sobre minhas experiências no IFRJ e me sinto feliz por fazer parte. Todos têm capacidade de entrar. Com planejamento, você consegue entender tudo que é proposto”, afirmou Júlia, aluna e voluntária do projeto de pesquisa “Museu e escola: Espaços formais e não formais da educação”.

A visita foi muito elogiada pelos alunos e professores da Levi Carneiro. Vanessa notou que, logo depois da atividade, alguns alunos voltaram a frequentar as aulas preparatórias, até os que estavam mais desanimados. “O IFRJ é uma oportunidade para eles mostrarem que são capazes”, destacou.

A professora contou que turmas de preparatórios para as escolas públicas de excelência já aconteciam na Escola, mas devido à baixa procura, o projeto não teve continuidade. Até que, em 2018, os próprios alunos demostraram interesse e as aulas foram retomadas com o apoio da FME.

“Com a procura do ano anterior e a participação dos alunos nesse ano, a prefeitura manterá o preparatório em 2020. A Escola também pediu para manter, porque, apesar das dificuldades, o projeto ‘Escola para a Vida’ ajuda muito aos alunos e a gente sabe que vai ter um efeito positivo na vida deles”, disse Vanessa.

Colaboração: Suzana Carqueija