Campus Pinheiral no evento “Pedal pelas Águas”

Em um trabalho de divulgação científica e promoção de educação ambiental, o campus Pinheiral participou do evento “2º Pedal pelas Águas”, realizado no município no dia 24 de março. A ação foi uma atividade da Prefeitura Municipal de Pinheiral em parceria com o Comitê Médio Paraíba do Sul com referência ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março.

Com foco na temática água, o campus Pinheiral apresentou banners de projetos de pesquisas, exibiu maquetes cartográficas e coleções de sementes. Dentre as temáticas dos trabalhos apresentados, o público conferiu uma pesquisa do campus a respeito da medição de vazão do córrego Nilo Peçanha. Através do Espaço Ecológico Educativo, a unidade apresentou trabalhos de trilhas interpretativas, recuperação de mata ciliar e do museu de ciências naturais da unidade.

Quanto às maquetes cartográficas, o público conferiu reproduções das bacias hidrográficas do Rio Paraíba, da região do Médio Paraíba e do município de Pinheiral, com destaque para a micro bacia hidrográfica Nilo Peçanha. A maquete cartográfica da Ilha Grande também foi exibida; o material foi produzido pelos alunos do campus com o auxílio do professor Ricardo Breguelé Simões.

Participaram do evento os professores Ricardo Breguelé Simões e Cristiana do Couto Miranda, além do presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Médio Paraíba (CBH-MP), José Arimathéa de Oliveira, que também é pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Valorização de Pessoas e Sustentabilidade do IFRJ e professor do campus Pinheiral. O evento contou, ainda, com a presença do técnico em Agropecuária, Marlon Sarubi da Silva, e dos alunos do curso técnico em Meio Ambiente, Mirella Calife, Maria Thaynara da Silva Miranda e Mateus Rabello Rocha.