Campus Pinheiral oferece curso de combate ao racismo

A aula inaugural do curso de extensão "Literaturas Africanas e Afro-brasileiras para combater o racismo" aconteceu no dia 09 de maio. Foram mais de 50 participantes, entre professores, militantes, estudantes de graduação e de Ensino Médio. No total, foram mais de 100 inscritos.

A proposta do curso é oferecer ao público estratégias para combater o racismo estrutural e institucional, através da literatura. Para a professora Érica Cristina Bispo, integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e condutora da iniciativa, a região é carente de debate a respeito dos temas da África e afro-brasileiros. No formulário de inscrição, muitos dos inscritos ressaltaram a carência de iniciativas de promoção de discussão sobre o racismo na região. “Então, o curso surge como uma parte da solução”, analisou Érica.

Em 2003, a Lei 10.639/03 estabeleceu a inclusão no currículo oficial em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". No entanto, segundo Érica, “o cenário é de uma demanda no âmbito educacional para a formação continuada, no sentido de preencher a lacuna educacional que há em torno dos temas África e afro-brasileiros”.

A oferta curso "Literaturas Africanas e Afro-brasileiras para combater o racismo" é uma ação do NEABI em parceria com a Coordenação de Extensão do campus Pinheiral. A ação teve como público-alvo professores formados e em formação, mas foi, também, aberta a quaisquer interessados pela temática.

Colaboração: Greici Sousa