Campus Realengo inicia doações de Álcool 70%

O Campus Realengo do IFRJ começou as doações de álcool 70% na segunda-feira, 06/04. Até quinta-feira (09/04), já foram mais de 300 litros – divididos entre as formulações 70° INPM (para limpeza de superfícies) e Solução Alcoólica Glicerinada (para assepsia das mãos) – destinados a hospitais, clínicas da família e comunidades carentes.

A diretora-geral do campus, Elisa Pôças, disse que as primeiras doações foram para instituições já parceiras do IFRJ Realengo. “Também fizemos doação para a comunidade do Barata, vizinha ao campus, e uma produção para uso dos nossos terceirizados e dos servidores que precisam ir ao campus quando necessário, mesmo em trabalho remoto. As doações para as Clínicas da Família serão semanais. Estamos buscando contatos para aumentar a distribuição nas comunidades vizinhas”, explicou.

“Ainda temos em estoque, pronto para doação, mais 24 litros do Álcool 70° INPM e 20 litros da Solução Alcoólica Glicerinada. Além disso, temos mais cerca de 150 litros Álcool etílico 96º, o que nos permite vislumbrar a produção de mais 180 litros, entre glicerinado e 70°, para doação já nessa próxima semana”, contou Eduardo Rodrigues, um dos coordenadores do projeto no campus.

Balanço de doação:

• Movimento 100% - Parque Realengo Verde (Comunidade do Barata): 11 litros do Álcool 70° INPM

• Unidade de Reinserção Social (URL) Paulo Freire - Campo Grande: 12,5 litros da Solução Alcoólica Glicerinada

• Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) / Centro de Atenção Psicossocial 5.1 (CAP) - Prefeitura: 50 litros da Solução Alcoólica Glicerinada

• Instituto Fernandes Figueira (IFF) - FIOCRUZ: 16 litros do Álcool 70° INPM

• Instituição Pretas Ruas: 15 litros do Álcool 70° INPM

• Centro de Saúde Escola Germana Sinval e Clínica da Família Victor Valla - FIOCRUZ: 20 litros da Solução Alcoólica Glicerinada

• Unidade de Reinserção Social (URS) - Realengo: 21 litros do Álcool 70° INPM e 5 litros da Solução Alcoólica Glicerinada

• Clínica da Família Armando Palhares: 20 litros do Álcool 70° INPM e 7,5 litros da Solução Alcoólica Glicerinada

• Hospital da Polícia Militar de Niterói (HPMNit): 20 litros da Solução Alcoólica Glicerinada

• Hospital Central da Polícia Militar (HCPM): 50 litros do Álcool 70° INPM e 20 litros da Solução Alcoólica Glicerinada

• Hospital da Lagoa: 18 litros do Álcool 70° INPM e 20 litros da Solução Alcoólica Glicerinada

Ainda de acordo com Eduardo, a quantidade doada até o momento para os locais citados representa o consumo de uma ou duas semanas. “Portanto, temos a ideia de repor esse material nessas instituições. Além disso, a cada dia surgem novas solicitações de doação de ambas as soluções, por exemplo: Associação de Moradores do Bairro União, na Comunidade Jorge Turco, de Coelho Neto; Policlínica Carlos Alberto Nascimento (POLCAN), de Campo Grande; e Movimento de Amor ao Próximo (MAP), da Comunidade do Terreirão, no Recreio”, afirmou o coordenador.

Apesar da considerável capacidade de produção do campus, as embalagens para acondicionar o produto para doação ainda são um fator limitante: “Principalmente as menores, de 100 e 500 ml. Estamos pedindo para as instituições retornarem as embalagens doadas com álcool já sanitizadas e pedindo doações de embalagens que devem ter tampas adequadas, com boa vedação, para que não ocorra vazamento das soluções”, esclareceu Eduardo. As doações de embalagens podem ser feitas diretamente no Campus Realengo.