Campus Realengo participa da II Semanex

Aluna tenta caminhar por cima de chão que simula dificuldades encontrada por deficientes

O campus Realengo marcou presença na II Semana de Extensão do IFRJ, que teve como tema “Políticas de Extensão, Tecnologia e Cultura”. O evento ocorreu no campus Rio de Janeiro, nos dias 08 e 09 de junho, e contou com a presença de pró-reitores, diretores, servidores e alunos de todos os campi do IFRJ.

O evento, também conhecido como Semanex, é composto também pelo Festival Cultura e Arte - Fest Cult & Art e pela I Jornada Interna de Extensão da PROEX - I JIEX. Durante a programação, foram realizadas apresentações artísticas, exposições, mesas redondas, tarde de autógrafos e palestras.

No primeiro dia da Semanex, dentre as atividades realizadas, o campus Realengo apresentou a Oficina “Acessibilidade, já ouviu falar? ”. Nela, os participantes eram expostos às dificuldades que os deficientes físicos passam no seu dia a dia.

“Queremos mostrar, com essa oficina, como ambientes não adaptados são capazes de intimidar as pessoas. A ideia é que os participantes se sintam no lugar de alguém que possui alguma limitação física ou sensorial, para que essa vivência os faça perceber como é complicado para aqueles que não têm as funções preservadas lidar com essas dificuldades”, enfatizou Simone Lima, membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) de Realengo.

Na oficina, os participantes passaram por desafios como tentar pegar um café que ficava longe de seu alcance ou transitar em ambientes cheios de obstáculos, dentre outras atividades. “Essa oficina me fez refletir muito. Acredito que, por termos as funções intactas, não costumamos pensar em como é a realidade do outro. Hoje eu pude perceber que, se a nossa realidade já e difícil, imagina para uma pessoa com uma necessidade especial. Foi muito impactante”, afirmou David Sales, estudante do Ensino Médio do campus Arraial do Cabo.

O primeiro dia contou ainda com a apresentação artística e cultural realizada pelo “Projeto Mostra de Talentos”. Eviraldo Santos, aluno do 4º período do curso Bacharelado em Terapia Ocupacional no campus Realengo, declarou os poemas, “Quem tu és?”, “Quem disse Berenice” e “Droga”, todos de sua autoria.

No último dia do evento, dentre a programação desenvolvida pela Semanex, houve a atividade artística e cultural “Exposição de pintura em tela”. As obras expostas são de autoria de Rodrigo Marinho, servidor do campus Realengo.