Logo IFRJ

Campus São João de Meriti no Rio Info

O Campus São João de Meriti do IFRJ marcou presença no maior evento de tecnologia e negócios do Estado do Rio de Janeiro, o Rio Info, realizado no dia 19 de junho.

O Rio Info é hoje o principal evento dedicado ao desenvolvimento tecnológico e sua aplicação nos negócios. Realizado anualmente no Estado do Rio de Janeiro, faz parte do calendário como o Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios. Em edições consecutivas há 18 anos, busca promover debates sobre desenvolvimento de projetos, empreendedorismo, inovação ligados a tecnologia e sua atuação transversal nos diversos temas da economia e da sociedade.

Em seu 4º ano o Circuito Rio Info inovou-se ao realizar o Viradão Rio Info – evento totalmente digital, ocorrido no dia 19 de junho de 2020, das 17:30 às 24h, que envolveu 17 cidades do estado: Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, Petrópolis, Rio das Ostras, São João de Meriti, São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis, Três Rios e Rio de Janeiro.

A participação do campus pode ser conferida por meio deste link, mais precisamente iniciando-se às 2h e 53 minutos (na linha do tempo deste vídeo), depois é possível conferir a veiculação do piloto de uma propaganda do IFRJ campus São João de Meriti, em meio a faculdades e diversas empresas de tecnologia do Rio de Janeiro.

Os temas que foram abordados foram: Educação, Bem Estar, Agenda Digital, Vocações Regionais e Cultura Digital, este último foi mediado por Rodney Albuquerque,que teve os seguintes debatedores:

Fábio Gonçalves é professor do ensino superior na Universidade de Vassouras, Universidade Veiga de Almeida e Associação Educacional Dom Bosco, trabalhando principalmente com desenvolvimento de jogos digitais, robótica e gamificação.

Newton Siqueira é professor com 20+ de experiência em tecnologia, especialmente em operadoras e fabricantes de telecomunicações, desde 2016 dedicado ao CEFET/RJ de Nova Iguaçu e Maria da Graça nos cursos de telecomunicações, engenharia de produção e ciência da computação. Engenheiro eletricista de formação e coordenador incubadora tecnológica de empresas do CEFET/RJ UNED Nova Iguaçu e com alguns casos de sucesso para compartilhar neste viradão RioInfo.

Ricardo Kneipp é doutor em educação, mestre em ensino, especialista em gestão estratégia, pública, EAD e informática na educação, graduado em ciência da computação. Professor de empreendedorismo, gestão e governança do IFRJ, Diretor-geral do IFRJ campus Engenheiro Paulo de Frontin e coordenador da pós em docência para a educação profissional e tecnológica. 

O diretor geral do Campus São João de Meriti, Rodney Albuquerque agradeceu a todos os servidores e alunos que prestigiaram o eveno, ao diretor de administração Daniel Mendes Pires Haack, ao diretor de ensino Luiz Alberto Chaves Júnior, e em especial a todos que colaboraram na produção do material, que também inclui a coordenadora de Extensão Loise Tarouquela Medeiros, o coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Marcel Alvaro de Amorim, o representante do eixo de controle e processos Industriais Alexandre da Silva Barcellos, ao coordenador do curso técnico em administração Fábio Ferreira Santos e ao coordenador do curso de informática para internet Paulo Emílio Paes Rodrigues. 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS