Campus Volta Redonda compõe comitê organizador do Hackathon APL 2018

apresentação dos grupos

O campus Volta Redonda foi um dos organizadores do “Hackathon APL Metalmêcanico 2018”, que ocorreu nos dias 10 e 11 de março, no Serviço Social da Indústria (SESI) de Barra Mansa. O evento, que aconteceu nos dias 10 e 11 de março, é uma maratona tecnológica que contou com palestras, apresentação de trabalhos de estudantes e profissionais, culminando na premiação dos três melhores produtos desenvolvidos.

A proposta da competição é desenvolver e se atentar às necessidades que a região possui na área de tecnologia da informação e, com isso, reunir as ideias dos estudantes para obter respostas que possam colaborar com o mercado industrial da região. Dessa forma, o objetivo era criar uma plataforma virtual para o Centro Tecnológico do Sul Fluminense, visando integrar o setor produtivo e a academia na região.

O diretor de administração campus Volta Redonda, Wallace dos Reis, foi quem representou o instituto na organização do evento. Ele contou que a participação possibilitou maior visibilidade por parte do IFRJ em relação aos participantes e empresas da região, e que apesar de não ser uma área de conhecimento do Instituto, o produto desenvolvido pelos alunos agrega considerável potencial para o campus. “Participar do evento traz possibilidade de novos convênios com empresas da região e de projetos de pesquisa em conjunto com empresas/instituições de ensino”, apontou Wallace.

Foram selecionados 60 participantes que competiram durante 28 horas para desenvolver a plataforma virtual, que será a base de gerenciamento do Centro Tecnológico. Os três melhores projetos receberão prêmios em dinheiro.  Na última etapa, a equipe que ficar em primeiro lugar, deverá desenvolver o produto e apresentar a solução dentro de trinta dias após a premiação.

Na foto: Comissão de organização, competidores (em azul), mentores, apoiadores e patrocinadores

A competição

O termo APL significa “arranjo produtivo local” e é um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais. O APL Metalmêcanico da região Médio Paraíba Fluminense foi instituído pela empresa MetalSul; pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Sistema Firjan) e pelo governo do Estado do Rio de Janeiro. O intuito é promover a integração de empresas nas cadeias produtivas, o desenvolvimento e crescimento sustentável.

A palavra Hackathon é a junção do termo ‘hack’ (cortar, programar um sistema) com ‘marathon’ (maratona). A competição reúne profissionais da área de programação, design, sistemas de informação, empreendedores, entre outros, para competirem em prol de soluções inovadoras para alavancar a indústria da região.