Logo IFRJ

Campus Volta Redonda recebe Programa Escola Preventiva

O campus Volta Redonda recebeu, no dia 21 de maio, a Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas de Volta Redonda (CMPD-VR) para o início da capacitação e implantação do Programa Escola Preventiva no campus.

O programa foi criado em 2017 e tem como intuito auxiliar a educação no desenvolvimento de intervenções preventivas na escola diante do uso de substâncias psicoativas. Sua metodologia está voltada à redução da demanda com intervenções na prevenção universal e seletiva, priorizando os modelos de oferecimento de alternativas, educação afetiva, treinamento de habilidades pessoais e sociais e a educação para saúde.

“Nosso programa de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, denominado Escola Preventiva, é uma intervenção sistemática que oferece possibilidade de formação para as escolas, da creche ao ensino médio, visando estimular comportamentos e hábitos saudáveis, que podem contribuir para evitar o consumo e os problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas”, afirmou o palestrante e psicólogo do programa, Ricardo Vinicius da Cunha.

A aula ministrada por Ricardo teve como pauta a discussão sobre a importância da criação de políticas públicas de prevenção, considerada uma das melhores formas de solucionar o assunto, pois desestimula o consumo e incentiva aqueles que possuem problemas de abuso e dependência a procurar espontaneamente por ajuda, assim como facilita a reinserção destas pessoas no ambiente de trabalho, social, escolar e na família.

Colaboração: Daniela Romanelli

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS