Logo IFRJ

Cerveja tipo IFRJ

O Campus Rio de Janeiro inicia oficialmente sua produção cervejeira nesta sexta-feira, 2 de junho. Trata-se do primeiro produto do projeto Produção de Cerveja Especial com Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs), aprovado pelo Edital Integrado n.2/2022, de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão, com a participação dos professores Giovan Kronenberger (Campus Nilópolis), Gabriel Resende, Thiago Saide, José Ricardo H. Lopes e dos estudantes Guilherme Santana (do Curso Técnico em Biotecnologia) e Gabriel Ribeiro (do Curso Técnico em Alimentos).

Luciana Nogueira, professora do campus e coordenadora do Planta Piloto de Cervejaria, diz que o objetivo é oferecer uma disciplina de Ciência e Tecnologia Cervejeira para o Curso Técnico em Alimentos. “Uma vez que estamos em processo de reestruturação do curso queremos realizar projetos com cervejas especiais, assim como análises de controle de qualidade da bebida, com parcerias de microcervejarias, de forma a atender e entender as necessidades deste mercado, que encontra-se em expansão no país”. A coordenadora destaca que esta proposta de criação de disciplina ainda irá à votação em Colegiado do Curso Técnico em Alimentos, pois necessita da aprovação da equipe.

Luciana lembra que tudo começou no ano 2000 , quando ela teve a oportunidade de ser bolsista de apoio técnico numa tese de Doutorado com a temática sobre cerveja e adjuntos do malte. “Estou responsável pela Planta Piloto de Cervejaria, uma vez que consegui todos os equipamentos que ali estão com recursos de projetos, e acompanhei toda a obra, com a ajuda do diretor geral do Campus Rio de Janeiro, Jeferson Amorim, que esteve sempre presente neste processo. As expectativas são de oferecer cursos de extensão e realizar pesquisas nesta área, a partir de parcerias”.

Luciana ao lado de jefferson amorim

Colaboradores: Professores José Ricardo Hassel Lopes, Leonardo Emmanuel, Adriano G.Cruz, Renata Raices, Giovan Kronenberger, Gabriel Resende, Thiago Saide, Alessandra Licursi, além da preciosa colaboração do falecido prof. João Batista de Almeida e Silva (USP), do nosso eterno colaborador Adonay Evans, engenheiro agrônomo (USP). Além dos estudantes de iniciação científica, como Guilherme Santana, que disse: " Acredito que essa inserção no mundo cervejeiro vai agregar positivamente na minha formação acadêmica. Estou gostando bastante de aprender mais sobre cerveja e sobre o mundo industrial dela, de como os equipamentos funcionam, de como melhorar a produção, de aditivos que podem melhorar a cerveja em si. Sem dúvidas está sendo uma experiência incrível". 

Conheça mais no Instagran: cervejaria.ifrj

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS