Chamada CNPq/MCTIC nº 11/2019 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) tornaram pública a “Chamada nº 11/2019 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas”, que tem o objetivo de apoiar eventos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas em âmbito nacional, estadual/distrital e municipal, como instrumentos de popularização da ciência.

As propostas deverão ser enquadradas em uma das categorias a seguir:

Linha 1: Abrangência municipal (valor máximo por proposta: até R$ 20.000,00) - Destinada ao apoio à Feiras de Ciências e Mostras Científicas que:

1. Reúnam no mínimo 40 trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas de um só município;
  2. Divulguem o evento e a inscrição de trabalhos com amplitude municipal, respeitando-se as regras de participação e seleção definidas pela instituição proponente.

Linha 2: Abrangência estadual ou distrital (valor máximo por proposta: até R$ 100.000,00) - Destinada ao apoio à Feiras de Ciências e Mostras Científicas que:

1. Reúnam no mínimo 80 trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas de pelo menos 10% dos municípios do Estado ou, no caso das feiras distritais, de pelo menos 20% das escolas do Distrito Federal.
  2. Divulguem o evento e a inscrição de trabalhos com amplitude estadual ou distrital, respeitando-se as regras de participação e seleção definidas pela instituição proponente.
  3. No caso das feiras distritais, devem ser realizadas no Distrito Federal.

Linha 3: Abrangência nacional (valor máximo por proposta: até R$ 400.000,00) - Destinada ao apoio à Feiras de Ciências e Mostras Científicas que:

1. Reúnam no mínimo 200 trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas;
  2. Contem com a participação de estudantes de pelo menos 10 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal;
  3. Divulguem o evento e a inscrição de trabalhos com amplitude nacional, respeitando-se as regras de participação e seleção definidas pela instituição proponente.

As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. A data limite para submissão das propostas é 30/08/2019.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca da Chamada podem ser obtidos pelo endereço eletrônico atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211-4000, até dez dias antes do fim do prazo de submissão das propostas.