Chamada Interna Simplificada para oferta dos cursos de espanhol do Centro Institucional de Estudos de Línguas (CIEL)

O IFRJ torna público o edital contendo as normas referentes ao Processo de Seleção Simplificado para o ano letivo de 2023 dos cursos de Espanhol (Espanhol Básico e Espanhol para Mobilidade Acadêmica) ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, em conformidade com a parceria vigente entre Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal e Embaixada da Espanha. A atuação será da professora Katherine Cachay, vinda da Espanha.

O processo seletivo será realizado exclusivamente mediante Sorteio Público Eletrônico que visa preencher um total de 100 (cem) vagas para um dos cursos de espanhol (Espanhol Básico A1/A2, Espanhol Básico A1 e Espanhol para Mobilidade Acadêmica), destinadas ao ano letivo de 2023.

O curso de Espanhol Básico A1/A2 será ministrado em um semestre letivo (2023.1), de forma remota, com carga horária de 60 horas, de acordo com Quadro Comum Europeu de Referência.

O curso de Espanhol Básico A1 será ministrado em um semestre letivo (2023.1), de forma presencial no campus Mesquita, com carga horária de 30 horas, de acordo com Quadro Comum Europeu de Referência.

Para candidatar-se a uma das vagas do curso de Espanhol Básico A1/A2 ou de Espanhol Básico A1, o (a) candidato (a) deverá ser estudante regularmente matriculado nos diferentes níveis e modalidades de ensino ofertados ou servidor do quadro efetivo, professor substituto, colaborador terceirizado, estagiário e anistiado/reingressado do IFRJ e possuir Ensino Fundamental II completo. A idade mínima para participação do curso de Espanhol Básico será de 14 (quatorze) anos completos no ato da inscrição.

O curso de Espanhol para Mobilidade Acadêmica será ministrado de forma presencial no campus Mesquita com carga horária de 30 horas. Para candidatar-se a uma das vagas do curso de Espanhol para Mobilidade Acadêmica, o (a) candidato (a) deverá ser estudante regularmente matriculado em cursos de graduação e pós-graduação do IFRJ ou servidor do IFRJ do quadro efetivo com nível superior e ter Ensino Médio completo. A idade mínima para a participação no curso de Espanhol para Mobilidade Acadêmica será de 18 (dezoito) anos completos no ato da inscrição.

As inscrições devem ser feitas de 20/03/2023 a 30/03/2023, por meio do preenchimento online do Formulário de Inscrição disponibilizado na página do IFRJ, https://portal.ifrj.edu.br/ciel. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

O Sorteio Público Eletrônico acontecerá no 05/04/2023. O resultado final será divulgado também no dia 05/04/2023.