Ciência e Arte em Casa une a comunidade do Campus Nilópolis em período de distanciamento social

Apesar da suspensão das atividades letivas, o contato entre a gestão do Campus Nilópolis e as representações estudantis tem se mantido permanente, seja por mensagens ou por videochamadas. No dia 29 de abril foi criado o projeto “Ciência e Arte em Casa”.

A ideia veio da aluna Sher Machado, presidente do Centro Acadêmico Newtoniano do curso de Licenciatura em Física, que propôs a criação de uma campanha que pudesse unir os estudantes do ensino de Graduação e do ensino Médio de Nível Técnico durante este momento de distanciamento social, através da realização de experimentos científicos. O projeto é aberto também aos servidores e técnicos-administrativos do campus.

A proposta foi discutida entre os Centros Acadêmicos, o Grêmio, o Conselho de Alunos Representantes de Turmas (CART) e a diretora de Ensino de Graduação e Pós-graduação do campus, Fabiana Almeida.

A diretora de Ensino de Graduação e de Pós-graduação ressaltou a importância do projeto. “Ele cria uma rede de trocas, de acolhimento e de apoio entre a comunidade acadêmica do campus neste momento em que não é possível estar na instituição”, disse Fabiana. Ainda segundo ela, a campanha não tem a finalidade de demonstrar apenas conhecimentos acadêmicos: “Objetiva principalmente à criação da rede de união e de compartilhamento, o que é fundamental para o fortalecimento psicológico e emocional durante este período de distanciamento social”, destacou.

Para a diretora de Ensino Médio e Técnico, Danielle Bisaggio, em uma primeira análise, a associação entre ciência e arte pode não parecer tão óbvia, mas ambas estão fortemente ligadas. “A criação do projeto foi uma excelente iniciativa, que além de apresentar grande importância para divulgar que a ciência e a arte fazem parte do nosso cotidiano, também permite que nossos estudantes se sintam mais próximos do Instituto e estimulados a compartilhar um pouco de seus conhecimentos e habilidades”, falou.

Jogo desenvolvido por alunos para o projeto reproduz prédio do campus e áreas ao redor

O presidente do Grêmio Estudantil e aluno do 5º período do curso Técnico de Controle Ambiental, Jonata Carvalhal, falou sobre a representação do projeto para a comunidade. “Temos diversas pessoas no campus que fazem diversas outras coisas fora daquele espaço e não é porque um indivíduo trabalha num laboratório, que ele não gosta de pegar o violão e ficar cantando para se distrair. Não é porque um professor dá aula de matemática, que ele não gosta de ler e recitar poemas e poesias”, afirmou. O aluno disse ainda que mostrar esse outro lado das pessoas é uma forma de mostrar que todos são iguais, mas de formas diferentes. E mostrar, também, a importância de cada pessoa que faz parte da comunidade.

Luan Noé da Silva é aluno do 5º período do curso de Licenciatura em Matemática e presidente do Centro Acadêmico Sophie Germain. Ele afirmou que os membros do Centro Acadêmico ficaram felizes com a ideia. “Um projeto que possa impactar toda a comunidade, envolvendo não apenas um único curso, mas todos, é um verdadeiro testemunho de união e fraternidade entre nós do Campus Nilópolis”, falou.

Luis Pinheiro é aluno do 5º período do curso Técnico em Química e foi um dos primeiros a participar do “Ciência e Arte em Casa”. Com orgulho, ele falou sobre o projeto que fez com alguns amigos. “Tentamos refazer, em um jogo de computador baseado em cubos, o Campus Nilópolis em toda – ou quase toda – sua magnitude e algumas áreas ao redor que marcam o dia a dia de vários estudantes. Tentamos reproduzir fielmente as estruturas, mas pelas limitações da plataforma, algumas liberdades criativas foram feitas”, explicou.

De acordo com o aluno, o “Ciência e Arte em Casa” foi um projeto que não poderia ter vindo numa hora melhor, porque fez com que eles conseguissem maior visibilidade. “Esperamos pelo retorno das aulas para que possamos consertar e adicionar mais partes do campus no projeto, embora tenhamos adorado o resultado até aqui”, afirmou Luis.

Para compartilhar suas atividades, utilize as hashtags nas redes sociais #CienciaEArteEmCasaIFRJCNIL e #IfiquEmCasa .

Colaboração: Camilla Fonseca