Colégio de Dirigentes debate etapas do edital sistêmico da assistência estudantil

Na última segunda-feira, 07 de maio, o Colégio de Dirigentes (COLDIR) do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ se reuniu para deliberar diversos pontos e dentre eles estavam as ações de organização e planejamento da etapa de monitoramento da assistência estudantil do edital sistêmico n. 14/2023 do IFRJ.

O COLDIR é composto pelos pró-reitores e diretores gerais dos campi do IFRJ, e reúne as principais discussões referentes à gestão da Instituição. O colegiado é presidido pelo reitor.

Durante a reunião foram apresentadas pela equipe da Assistência Estudantil da Pro-reitoria de Extensão - PROEX as etapas essenciais que culminaram com o resultado final apresentado no edital do Programa de Auxílio Permanência (PAP).

No encontro, também foi apresentado um panorama da distribuição dos recursos aos campi, o aumento já significativo de estudantes atendidos neste edital e a solicitação urgente de empenho e liquidação dos valores para iniciar já os pagamentos dos estudantes nesse início de maio.

Os gestores decidiram por unanimidade pela suspensão do resultado final e pela alteração do cronograma do edital sistêmico, a fim de que as equipes locais possam contribuir e analisar as solicitações e garantir a liberação de um resultado final que contemple essas análises.

Desta forma, a PROEX já providenciou a retificação do edital e estabeleceu um período de início e finalização da etapa de monitoramento. Veja AQUI o edital retificado.

Na última semana, a Reitoria participou de reuniões virtuais e presenciais com os estudantes e realizou uma live pelo nosso canal de YouTube para que os estudantes possam compreender esta nova etapa tão importante do edital. A live pode ser assistida AQUI

Ao longo da semana passada as equipes da Reitoria organizaram reuniões com os comitês locais dos campi, sanando dúvidas e contribuindo com a descentralização dos recursos. Atualmente, todos os campi já contam com o recurso para pagamento.

O edital sistêmico foi uma experiência importante de equidade dos auxílios e maior distribuição dos recursos aos estudantes. Ficou acordado a necessidade de avaliações ao final do processo e contribuições as etapas para que tenhamos um edital cada vez melhor e mais completo, disse o reitor do instituto, Rafael Almada.

Os gestores acordaram que os estudantes que não se inscreveram no edital sistêmico não serão inseridos nesse momento nas análises dos comitês locais, aguardando a segunda etapa após a análise de monitoramento. Além do mais a PROEX irá normatizar os procedimentos para que possam garantir a inclusão.

Certamente, as contribuições do Colégio de Dirigentes e as ações tomadas a partir dessas tomadas de decisões, contribuirão muito na construção desse processo.

Para mais informações: