Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprova emendas para educação profissional

logo horizontal do ifrj verde e vermelha, escrita em preto

Parlamentares da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovaram na quarta-feira, 18, as quatro emendas de comissão que serão apresentadas à Proposta de Lei Orçamentária Anual – PLOA 2018.

Duas delas tratam do desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica e da reestruturação e expansão de Instituições Federais de Ensino Superior. Outras duas são destinadas ao programa de transporte escolar e ao desenvolvimento da educação básica.

Agora, as emendas serão encaminhadas à Comissão Mista de Orçamento para serem novamente avaliadas.

O resultado consolida um esforço de articulação de dirigentes e parlamentares que vêm mantendo agenda com o objetivo de garantir os recursos à manutenção e à ampliação da oferta de ensino público federal no país.

Em setembro, o reitor do IFRJ, Paulo Assis, esteve em Brasília para participar de uma reunião na Comissão de Educação na qual parlamentares manifestaram apoio à Rede Federal. Ainda em setembro, durante o Fórum Rio – Alternativas para a Crise, dirigentes de universidades e Institutos Federais ouviram do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que seria possível revisar o orçamento de 2018 para a inclusão de mais recursos destinados à educação federal.