Congresso de Ensino Pesquisa Extensão (CONEPE) 2019 do IFF

Álvaro, Risiberg, Aline, Samuelle, Maria Tatiana e Gabriella.

O Campus Arraial do Cabo esteve presente na 6ª edição do Congresso de Ensino Pesquisa Extensão (CONEPE), evento realizado no Campus Guarus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) entre os dias 05 e 07 de novembro de 2019.

Os professores Álvaro Gonçalves de Barros e Risiberg Ferreira Teixeira apresentaram, em parceria com os alunos da Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino, cinco trabalhos de pesquisa:

1) Pôster “Software Educacional Como Ferramenta do Construtivismo na Autonomia da Aprendizagem”, de Álvaro Gonçalves de Barros, Mariana dos Santos Ramos, Maria Stela do Nascimento Macedo, Aline de Souza Cardoso e Maria Tatiana Gouveia Carvalho.

2) Pôster “Gameficação e Educação Infantil como Possibilidade de Aprendizagem para Crianças”, de Álvaro Gonçalves de Barros e Gabriella Carvalho de Oliveira.

3) Pôster “Necessidade da Formação Docente: Possibilidades na Qualificação dos Docentes com a Plataforma EDMODO”, de Álvaro Gonçalves de Barros, Marianna Tobias de Carvalho, Virgínia Azevedo Carvalho e Thiago dos Santos Souza.

4) Pôster “Necessidade da Mudança e Desafios Para Docentes Frente as Novas Tecnologias Digitais”, de Álvaro Gonçalves de Barros, Risiberg Ferreira Teixeira, Samuelle Neves Gomes Williames, Danielle Torres dos Santos e Eduardo Ribeiro Gabriel Pinto.

5) Pôster “Software Educacional e a Construção da Aprendizagem”, de Álvaro Gonçalves de Barros, Samuelle Neves Gomes Williames e Leandro Amadeu Gonçalves.

O professor Rafael Guimarães Botelho, coordenador de Pesquisa do Campus Arraial do Cabo, destaca:

“Trata-se de uma atitude proativa e ímpar dos servidores Álvaro Barros e Risiberg Teixeira, que divulgam o nome do Campus Arraial com muita competência e propriedade. São atividades pertencentes ao Grupo de Pesquisa em ‘Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino’ (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3299632096118418), grupo oficial do CNPq e registrado institucionalmente, espaço este que desenvolve atividades com os alunos da Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino, curso, aliás, muito bem gerido e com altíssima procura de alunos”.

Ainda, como resultado das pesquisas realizadas por este grupo e veiculadas no IFF, o professor Álvaro Barros teve o seu trabalho “A relevância da formação continuada para os gestores escolares da rede pública” publicado no periódico LinkSciencePlace: Interdisciplinary Scientific Journal: http://revista.srvroot.com/linkscienceplace/index.php/linkscienceplace/article/view/722/426

Colaboração: Rafael Botelho