Conif: 134ª Reunião Ordinária do Colegiado

O pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) desembarcou em Juiz de Fora, Minas Gerais, para a 134ª Reunião Ordinária do Colegiado. O encontro, organizado pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), teve início nesta terça-feira (11/6) no Hotel Victory Business. A avaliação de conjuntura política e da greve nas instituições associadas ao Conif, a edição de 2024 dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) e da Reditec são alguns dos destaques da pauta.

O reitor do IFRJ, Rafael Almada e o diretor de Articulação Institucional, Julio Page, participam do evento.

deputada Ana Pimentel e Rafael Almada estão em pé, poosando para a câmera. ambos estão sorrindo. Rafael ussa terno marrom e gravata azul sobre a camisa brnaca. Ana usa uma camisa social branca
Deputada Ana Pimentel e Rafael Almada

Esta é a primeira vez que a instituição mineira recebe uma reunião do Conif. “Queremos que ao fim deste encontro, todos saiam fortalecidos e com novas ideias e propostas capazes de melhorar nossas instituições”, destacou o reitor do IF Sudeste MG, André Diniz, em sua fala de boas-vindas. “Só quem comunga da força e união da Rede Federal sabe da nossa capacidade de levar emancipação e força aos nossos estudantes. Somos a abertura da reunião foi prestigiada pela prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, que foi a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT). “Eu entendo a importância do Conif a partir da minha experiência na Andifes. Nesse momento da história, é muito importante ter um colegiado que articule e dialogue em prol da melhoria da educação brasileira”, frisou a chefe do Executivo municipal.

Ana Pimentel, deputada federal por Minas Gerais, também participou da abertura da reunião. A parlamentar é vice-presidente de Educação Superior da Frente Parlamentar Mista da Educação e destacou, em sua participação junto ao pleno do Conif, a relevância que o colegiado teve na defesa pela democracia brasileira. “Sabemos que as instituições de educação superior foram e são muito importantes nos momentos mais difíceis da nossa história recente”.

Interiorização da Rede Federal

Para chegar a Juiz de Fora, os dirigentes da Rede Federal encararam uma verdadeira maratona. Na manhã de segunda-feira (10/6), os conselheiros tiveram uma audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. Após o encontro, iniciaram uma mobilização rumo à cidade mineira a partir de voos para as cidades de Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ), seguido de deslocamento por via terrestre.

Para o reitor André Diniz, a ideia é mostrar ao pleno do Conif como é a realidade da interiorização dos Institutos Federais no país, sobretudo para o interior de Minas Gerais. No último dia da reunião, os dirigentes farão uma visita técnica a um dos campi do IF Sudeste MG.

“Chegamos a todos os rincões deste país e impactamos positivamente as regiões onde estamos inseridos. A pauta desta reunião vem reforçar nosso compromisso com a inclusão e diversidade por meio de um diálogo frutífero e colaborativo”, pontuou o presidente do Conif, Elias Monteiro.

Apresentação cultural

Ao fim da abertura da 134ª Reunião do Conif, os dirigentes da Rede Federal foram agraciados com a apresentação do grupo Vamos Tocar, formado pelos estudantes Waine Souza Meirelles, Francisco Neandro Bandeira Soares, Giovanna Ferrari, Daniel Santana Saab, Henrique Vargas Resende, Lucas do Carmo Silva e Wanessa Araújo, do Campus Juiz de Fora. Sob a coordenação da professora Helen Barra de Moura, a banda tocou clássicos de Djavan, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Elis Regina.

Diálogo com a Setec

Na quarta-feira (12/6), os conselheiros receberão, representando a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), a diretora de Desenvolvimento da Rede Federal, Carla Jardim, e o diretor de Programas e Projetos, Charles Okama.

Fonte: Diretoria de Comunicação do Conif