Consup aprova, por unanimidade, atividades pedagógicas não presenciais

O Conselho Superior do Instituto Federal do Rio de Janeiro aprovou o documento com as diretrizes para a realização de atividades pedagógicas não presenciais (APNPS) nos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu no âmbito do IFRJ em decorrência da Covid-19. Essa foi a pauta única da 15ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior.

“Esta aprovação mostra a preocupação dos conselheiros em criar mecanismo para atender aos nossos estudantes e servidores. Em função da impossibilidade de retorno presencial, as atividades não presenciais foram indicadas como um caminho”, disse o reitor do IFRJ, Rafael Almada.

A reunião iniciou com a apresentação do presidente do Conselho Acadêmico de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CAPOG), o pró-reitor Marcus Vinicius Pereira, sobre os principais pontos do documento, que foi elaborado pelo conselho junto aos demais coordenadores dos cursos de pós-graduação. "O documento é fruto de uma construção da PROPPI com coordenações dos programas de pós-graduação e o CAPOG. A aprovação das APNPs responde aos anseios da maior parte da comunidade da pós-graduação, especialmente a dos programas stricto sensu. Agora, os PPGs têm 15 dias para decidir adotar ou não, com possibilidade de revogação da decisão em mais 30 dias, e estamos finalizando já o calendário do período letivo excepcional para o 1º semestre de 2020 com previsão de retorno com um período de planejamento e início das APNPs até 5 de outubro", explicou Marcus Vinicius.

Ausentes na discussão, apenas as conselheiras representantes dos discentes Gabriele Falzoni da Cruz Simões (campus Realengo) e Julia Alves Pereira (Campus São Gonçalo), cujos suplentes também não compareceram.

Em relação a implantação das APNPs nos demais níveis de ensino, o reitor informou que a discussão estará na pauta da próxima reunião do Consup.

Imagem: Freepik