Contagem regressiva para V Semana de Interatividade em Ação

A Semana Acadêmica do campus São Gonçalo, intitulada de “Interatividade em Ação”, é um dos eventos que mobiliza todo o corpo docente e discente do campus. A quinta edição acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro com uma programação intensa ao longo dos dias.

A “V Semana de Interatividade em Ação” acontecerá sob o tema “Ciência para redução das desigualdades”, adotado da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ao todo, serão 53 atividades divididas entre palestras, exposições, oficinas, minicursos e cineclube para os alunos da instituição e de escolas da comunidade.

Na programação consta, também, a solenidade em comemoração aos 10 anos do IFRJ na cidade. “É um momento de comemorar as conquistas graduais e até dramáticas desses dez anos”, afirmou a diretora de Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil do campus, Gleyce Figueiredo. Nessa cerimônia, a ideia é recontar a história do campus através de uma exposição, organizada pela professora de Artes Rosane Cantanhede, e compartilhar os momentos vividos junto aos convidados presentes, como ex-servidores e ex-alunos.

Atividade da edição anterior teve participação de alunos

Participação dos alunos

Os alunos participam não só como ouvintes, mas também como produtores de conteúdo. Eles apresentam trabalhos e pesquisas desenvolvidas em salas de aula, além de organizar atividades culturais como exposições, danças e saraus. Além disso, haverá apresentações artísticas e culturais elaboradas pelo Grêmio Estudantil e por alguns convidados.

Os alunos participam, ainda, como monitores voluntários em diferentes áreas: recepção e credenciamento dos ouvintes; infraestrutura e comunicação; ou apoio e alimentação. Após a realização do evento, eles recebem um certificado de participação na Comissão Organizadora.

Mesa de abertura da 4ª edição

História

Com o objetivo de integrar acadêmicos e docentes, a “Semana de Interatividade em Ação” acontece anualmente desde 2014 e é uma importante mostra científica e cultural do campus São Gonçalo. Para Gleyce, é o maior evento de extensão que o campus realiza. “É um momento de congraçamento e de reunir tudo o que a gente construiu em termos de produção acadêmica ao longo do ano, além de mostrar para a comunidade”, disse. Ela reforçou, ainda, a relevância do evento não só para os discentes, docentes e técnicos do campus, mas também para a comunidade externa.

Gleyce destacou que, em geral, alunos de 9° ano de outras instituições visitam o IFRJ na “Semana de Interatividade em Ação” para conhecer uma escola pública com boa infraestrutura e organização de ensino na região. No entanto, ela recordou uma ocasião em que uma turma de 5° ano de uma escola municipal chegou ao Instituto e foi levada ao laboratório de Biologia. “As crianças ficaram encantadas porque nunca tinham entrado em um laboratório antes com maquetes, equipamentos completos e microscópio. É esse encantamento de alunos de fora que chegam aqui e não tinham ideia do que existia em nosso campus que produz o sentido da Semana Acadêmica”, ponderou.

Na última edição, cerca de 500 pessoas participaram da “Semana de Interatividade em Ação” que teve como tema “Derrubando muros e reinventando caminhos”. Estima-se que 2.000 já tenham participado ao longo das quatro edições entre discentes, docentes e comunidade externa.