Curso de Gestão da Produção Industrial realiza seminários durante o período de distanciamento social

Genildo Nonato, Ana Carla Santos e os alunos do Grupo de Pesquisa da GPI no Congresso Internacional de Logística e Operações (IFLOG), realizado em Suzano (SP), no ano de 2019

O Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão da Produção Industrial (GPI) do Campus Nilópolis realizou seminários on-line para que os alunos se mantenham unidos, tanto entre eles quanto com o curso em si. A iniciativa é dos professores responsáveis pelo Grupo de Pesquisa da GPI, Ana Carla Santos e Genildo Nonato. Os seminários foram realizados entre os dias 20 de março e 12 de maio.

O professor Genildo Nonato explicou que os seminários já eram organizados antes da pandemia do coronavírus, mas que nesses últimos meses o formato foi alterado para adequá-lo à nova realidade. “Parece que agora os seminários têm feito até mais sucesso do que antes, alcançando um número maior de participante. Eu fico feliz de fazer parte desse grupo e, se nós estamos conseguindo ajudar os alunos de alguma forma, então vamos continuar fazendo os seminários”, falou.

Já a docente Ana Carla disse acreditar que a educação é o caminho para transformar o país e evoluir como sociedade. “Os seminários que estamos ofertando neste período de distanciamento social têm como objetivo manter um relacionamento mais próximo com os alunos”, contou ela, que disse ainda que os seminários possibilitam que os alunos saibam como funciona a pesquisa. “O espaço é para aprender, trocar ideia, tirar as dúvidas e também promover uma integração maior entre os alunos, docentes e o grupo de pesquisa do curso de GPI”, afirmou Ana.

Seminários – Os palestrantes foram: Ana Carla Santos (IFRJ), Letícia Ferreira (CEFET/RJ), Genildo Nonato (IFRJ), Patrick Pereira (UFPR), Paulo da Silva (IFRJ), Francele Trigolli (IFRJ), Daniel Silva (IFRJ), Lucas Gusmão (Fábrica de Startups), Heymert Viana (IFRJ) e Elton Flach (IFRJ). Além da participação dos docentes e discentes do campus, participaram também convidados externos.

Patrick Pereira é aluno do mestrado da UFPR e ministrou uma palestra sobre os “Diferenciais durante a graduação para ingressar no mestrado”. Ele afirmou que enquanto o comprometimento com a educação existir, a transformação de qualquer cenário será possível. “O aprendizado inicia na formulação de ideias e assuntos que pensamos serem válidos para os alunos, no estudo dos tópicos a serem discutidos e, principalmente, na troca com os ouvintes ao fim da apresentação”, explicou.

Letícia Ferreira é estudante de mestrado do CEFET/RJ e ministrou dois seminários, “Como elaborar as citações em um artigo científico” e “Como gerenciar as referências de maneira automática”, ela disse que os seminários on-line têm sido uma experiência muito positiva. “É uma maneira de continuar os trabalhos, movimentar o grupo de pesquisa, apresentar novas formas de trabalho e atingir parceiros que, normalmente, não poderiam estar presentes nos seminários presenciais, seja por trabalho ou pela distância”, contou.

Ingrid Teixeira é aluna do 2º período do curso de GPI e falou que a realização desses seminários tem grande importância para ela. “Tenho recebido conteúdos de qualidade e de vários assuntos que, com certeza, agregam bastante não só na vida acadêmica, mas também no cotidiano. Tem sido uma ótima experiência”, afirmou.

Colaboração: Camilla Fonseca