Curso de Gestão da Produção Industrial realiza sua primeira semana acadêmica

O Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão da Produção Industrial (GPI) do Campus Nilópolis teve sua primeira semana acadêmica, organizada pelos alunos, entre o dia 29 de outubro e 1º de novembro. Compuseram a mesa de abertura: o diretor-geral do campus, Thiago Matos Pinto, e o coordenador do curso, Edison Nogueira. Durante a programação, foram realizadas palestras e minicursos.

Edison destacou a importância do evento, por trazer a oportunidade de os alunos vivenciarem as novas tecnologias e o método de gestão, que são importantes para a formação profissional. “Outro ponto a destacar foi o comprometimento dos alunos com o evento, todo desenvolvido por eles, inclusive as parcerias com as empresas, contato com palestrantes e a responsabilidade social, com a doação de alimentos para a inscrição no evento”, falou. De acordo com o coordenador do curso, participaram aproximadamente 160 discentes do campus

Segundo a professora do curso Ana Carla Santos, a semana acadêmica representa a iniciativa e o comprometimento dos alunos. “Esse foi o primeiro evento do curso que integrou ensino e empresa. Estou orgulhosa demais dos meus alunos, é lindo ver eles caminhando com as próprias pernas e alcançando novos horizontes para o curso”, disse a coordenadora do evento.

O docente Genildo Nonato ministrou a palestra “Manufatura avançada: Inteligência Artificial na Indústria 4.0” e destacou que foi uma grande alegria participar da semana acadêmica da GPI. “Foi bem bacana ter apresentado uma palestra para um público tão animado. Foram muitas perguntas ao final da apresentação e isso me deixou muito contente”, falou.

“Essa semana teve uma peculiaridade em relação a organização ter sido feita pelos alunos. Eles terem tido essa percepção e oportunidade foi um ganho muito grande”, destacou Paulo Cezar da Silva, que também é docente do campus e falou durante o evento sobre "Economia circular: os desafios das indústrias na produção sustentável".

Allan Leal palestrou sobre o “Processo produtivo do cimento” e disse que foi maravilhoso estar no IFRJ. “É muito importante a gente fazer parte disso, multiplicar conhecimento e poder passar um pouco da vivência da indústria”, disse.

O gerente da fábrica de canetas Compactor, Pedro Ernesto, foi quem ministrou a palestra sobre “Gestão da qualidade na indústria”. Ele contou ter ficado honrado com o convite. “Foi um grande desafio falar com tanta gente e passar a minha experiência ao longo desses 40 anos, discutir os conceitos da vida empresarial e pessoal, porque a qualidade está em ambos os casos”, afirmou.

Marcelle Caruzo deu uma aula sobre “Hackathon, uma realidade nas organizações do futuro” e contou que foi a sua primeira experiência nesse modelo de minicurso. “Eu já tinha apresentado trabalhos, mas nada com uma interação com o público como nesse caso, que foram meus colegas da faculdade. Fiquei mais ansiosa para atender às expectativas, mas foi realmente incrível”, assegurou.

Para Priscila Montenegro, discente integrante da comissão organizadora, foi muito gratificante ver o resultado final depois de tanto esforço. “Foi um evento de alto nível. Os temas foram bem voltados para a nossa área de estudos. Desta forma, pudemos ver na prática o que estudamos no nosso dia a dia”, falou.

A caloura Ingrid Teixeira afirmou que a experiência que viveu na semana acadêmica ampliou sua visão sobre as várias maneiras em que o curso se aplica no mercado de trabalho. “Me possibilitou estar mais próxima dos alunos de outros períodos e de professores que ainda nem lecionaram para mim, e isso é muito importante para o meu envolvimento no curso”, finalizou.

Colaboração: Camilla Fonseca