Logo IFRJ

Debate sobre ações e estratégias para a gestão de recursos hídricos no Brasil

Jose no palco, de pé, com microfone na mão

O professor José Arimathéa Oliveira participou do XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado em Foz do Iguaçu, no mês de outubro. Ele esteve no evento representando o Comitê do Médio Paraíba do Sul, do qual é presidente, e como coordenador do Fórum Estatual de Bacias Hidrográficas do estado do Rio de Janeiro.

O evento reuniu mais de 200 comitês de bacias hidrográficas do país. O momento foi de discussões sobre ações e estratégias para a gestão de recursos hídricos no Brasil. Dentre as temáticas, destacam-se os debates acerca da necessidade de fortalecimento dos comitês junto ao poder público e às representações sociais.

Além disso, o evento foi marcado por relatos de experiências. Em uma mesa de discussão, o professor Arimathéa trouxe o caso do impacto do processo de recuperação do dinheiro dos Comitês de Bacias do Rio de Janeiro depositado no Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI). Os comitês estão realizando a recuperação em uma ação em parceria com o Ministério Público Estadual. Dentre as discussões, o debate foi acerca também da construção do plano de bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e da importância da participação social no processo para legitimidade e efetividade do plano.

Colaboração: Greici Souza

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS