Dia Internacional da Animação leva filmes e cursos às escolas de Belford Roxo

O grupo de pesquisas em Design, Artesanato e Tecnologia do IFRJ campus Belford Roxo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo (SEMED), levou o projeto “Dia Internacional da Animação” (DIA) para as escolas do município. Além de exibir filmes de animação, o grupo está oferecendo um curso de capacitação em stop-motion nas escolas do município. A técnica utiliza a disposição em sequência de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento.

O projeto intitulado “Dia Internacional da Animação” (DIA) foi desenvolvido pelos professores Raphael Argento, Erivelton Muniz, Cassia Mousinho, Estevão Leite, Marcela Botelho e Jaqueline Gomes de Jesus, após a “1ª Semana de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa” do IFRJ.

“Eu comentei com eles (SEMED) que faria o Dia Internacional da Animação no campus Belford Roxo e eles se interessaram em levar esta ação para as escolas do município. A partir daí, pedi ao pessoal da Associação Brasileira de Cinema de Animação, que faz a organização do DIA, para que permitissem a exibição nas escolas. Eles toparam e assim o projeto começou”, explicou o professor Raphael Argento.

No início, o projeto previa apenas a exibição do DIA para estudantes de 5 a 15 anos. Contudo, surgiram outras ações nesse âmbito, como, por exemplo, a realização de palestras sobre as profissões na área de economia criativa e um curso de capacitação em stop-motion com dispositivos móveis. As alterações ampliaram o público-alvo, passando a atender aos servidores (técnicos e professores), com idade entre 25 e 40 anos, e alunos das escolas municipais, com idade média de 13 anos.

A capacitação acontece em apenas dois encontros: o primeiro ocorreu no início do mês de agosto nas escolas do município; e o último está previsto para acontecer no fim de agosto, no campus Belford Roxo, possibilitando que os alunos conheçam o Instituto Federal e os cursos que a unidade oferece.

Colaboração: Luana Oliveira