Logo IFRJ

Dia Mundial da Água é celebrado no campus Rio de Janeiro

O auditório do campus Rio de Janeiro sediou, no dia 18 de março, um evento em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/03). Realizado pelo coordenador e pelo vice coordenador do curso Técnico de Meio Ambiente, Rodrigo Cunha Wanick e Harley Moraes Martins; e pela professora de Meio Ambiente Flávia Almeida Vieira, o evento contou com três palestras e deixou o auditório lotado do começo ao fim.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente, Rodrigo Wanick, o objetivo do evento foi a conscientização da comunidade a respeito do uso racional deste recurso que é fundamental para a manutenção de toda a vida no planeta. “O dia mundial da água é uma data de extrema importância. As palestras buscaram levar à comunidade do campus Rio de Janeiro diferentes temas que abordaram estratégias de monitoramento de qualidade e uso racional da água, por meio de profissionais com vasta experiência nos assuntos abordados”, disse.

O tema da primeira palestra, ministrada pelo especialista químico Felipe Freitas, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), foi “Controle ambiental e balneabilidade das praias”. Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, contato direto e prolongado com a água, onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada. Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos. Estes critérios devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré-estabelecidos, para que se possa identificar se as condições de balneabilidade em um determinado local são favoráveis ou não; pode-se definir, inclusive, classes de balneabilidade para melhor orientação dos usuários.

Já a segunda palestra, ministrada por Charles Domingues, da Comissão de Meio Ambiente do Conselho Regional de Química (CTMA-CRQ), falou sobre o reuso de água para processos industriais. E a terceira, ministrada pelo especialista Moacyr Dutra, também do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), foi sobre o tema “Licenciamento dos recursos hídricos”.

O coordenador Rodrigo Wanick ressaltou, ainda, que a conscientização da manutenção da qualidade e uso racional da água é fundamental para a sociedade em geral. No entanto, destacou, a participação dos alunos neste tipo de evento é fundamental para a sua formação. “Além de reforçar valores aprendidos em sala, os discentes têm a oportunidade de ter contato com ações efetivas para a preservação deste recurso”, concluiu.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS