Discussão sobre a educação nacional no campo

equipe que participou da reuniao

A Direção-Geral— por convocação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) — participou da II Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Educação do Campo ForCampo, em Brasília, nos dias 27 e 28 de novembro.

Dentre as pautas definidas pela Câmara de Educação do Campo em conjunto a coordenação do fórum, destaca-se a discussão sobre o convênio Embrapa – CONIF e a elaboração de uma proposta de trabalho para 2020.

Para o diretor-geral do Campus Pinheiral, o professor Marcos Fabio de Lima Miranda, o momento foi importante para estimular parcerias e trocas de experiências entre as instituições.

Sobre o convênio Conif e Embrapa

No convênio entre Conif e Embrapa, além do acesso às plataformas de conhecimento da empresa, professores e estudantes poderão conhecer e estudar quase 200 espécies vegetais melhoradas geneticamente.

A parceria prevê ainda a instalação de dez Unidades de Referência Tecnológica nas instituições associadas ao Conif. Os espaços serão espalhados pelo país e vão atender diferentes institutos federais.

Dentre as plataformas citadas estão:

Repositório Acesso Livre à Informação Científica – mais de 76 mil documentos, entre artigos científicos, teses, dissertações e capítulos de livros de autoria de pesquisadores;

Repositório de Informação Tecnológica – mais de 36 mil publicações, entre livros, cartilhas, fôlderes, comunicados e circulares técnicas, áudios e vídeos;

Estante Virtual das Minibibliotecas – disponibiliza, em acervo regionalizado, cerca de 120 títulos de livros e cartilhas pertencentes às principais coleções editadas pela Embrapa, além de vídeos do programa semanal Dia de Campo na TV e áudios do programa semanal Prosa Rural.

Fonte: CONIF