Divulgação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) divulgou um caderno de atividades do programa relacionado ao edital 2/2020 da Capes.  As atividades deste edital foram adiadas algumas vezes devido à pandemia do COVID-19, mas iniciadas de forma remota em novembro de 2020 e finalizadas em abril de 2022.

O desenvolvimento das ações foi marcado por muitos desafios, pois seus participantes tiveram de repensar as práticas do programa, considerando tanto a diversidade dos estudantes das escolas conveniadas quanto o processo de planejamento, formação e intervenção dos pibidianos.

Vilmar Gomes da Fonseca, ex coordenador de área do subprojeto Matemática - campus Nilópolis afirmou que no caderno os autores apresentam propostas didáticas para o ensino de conteúdos de Matemática, Química e Física da Educação Básica considerando a integração de tecnologias digitais, atendendo à excepcionalidade do contexto de ensino remoto.

Essas atividades resultam de experiências didáticas inéditas e inovadoras num ambiente escolar, vivenciadas por estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática, Química e Física do IFRJ, integrantes do PIBID IFRJ, e constituem-se materiais instrucionais que podem favorecer novas formas de aprendizado rico e eficaz. “Acreditamos que as atividades podem ser adaptadas e usadas por professores, em contexto de ensino presencial ou híbrido, que procuram abordagens inovadoras de ensino com potencialidades de promover aprendizagens efetivas dos alunos”, disse Vilmar.

Para Maria Victória Barros, ex pibidiana do subprojeto Química - campus CDuC, este material oferece um conjunto valioso de metodologias inovadoras que visam tornar o ensino de química mais fluido e dinâmico. Em um momento de extrema incerteza e adaptações constantes, essas abordagens proporcionam um senso de leveza e eficácia, tornando o processo educacional mais acessível e envolvente.

A coordenadora institucional, Vanessa Nogueira, reitera que a publicação deste material é uma conquista valiosa para o Pibid-IFRJ, pois representa parte do trabalho desenvolvido no programa em meio à pandemia, além de marcar o término de mais um edital.

O Caderno de Atividades Pibid-IFRJ encontra-se no repositório institucional e pode ser acessado através do link: http://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/650