Dois novos cursos de graduação passarão a ser ofertados no IFRJ

O Conselho Superior (ConSup) do IFRJ aprovou, no dia 21/11, a criação de dois novos cursos de graduação, que passarão a ser ofertados em 2024.1 no IFRJ: o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental no Campus Arraial do Cabo e o Bacharelado em Engenharia Química no Campus Rio de Janeiro. Ambos serão oferecidos na modalidade presencial.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem como diferencial significativo sua articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

A proposta do curso é inovadora: cada disciplina da matriz curricular será cuidadosamente articulada os ODS com a Agenda 2030 da ONU, de forma a promover uma associação entre as questões locais, relacionadas à comunidade do campus, e as preocupações globais abordadas pelos ODS.

Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que serão abordados no curso, destacam-se o ODS nº 6, referente a água limpa e saneamento, o ODS nº 12, sobre consumo e produção sustentáveis, e o ODS nº 11, que trata de cidades e comunidades sustentáveis, além de outros associados aos direitos humanos e à economia de baixo carbono. A inclusão desses ODS no currículo proporciona uma formação abrangente e atualizada, preparando os alunos para enfrentar os desafios socioambientais presentes em suas futuras atividades profissionais.

Já a oferta do curso de Bacharelado em Engenharia Química do IFRJ – Campus Rio de Janeiro é baseada na política implementada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação Tecnológica (Setec), que, na sua concepção sobre a organização das instituições federais de ensino, tem como objetivo expandir a oferta de vagas e de cursos técnicos, tecnológicos e licenciaturas a partir dos Institutos Federais (IFs), criados em 2008. A oferta do curso está alinhada com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e demais documentos norteadores institucionais vigentes.

Além disso, será possível atender à demanda do MEC quanto à necessidade de verticalização do ensino nos IFs. No Campus Rio de Janeiro, o curso técnico mais tradicional é o Curso Técnico em Química. A criação do curso de Bacharelado em Engenharia Química, possibilitará a verticalização do ensino na área de Química, com um curso de alta demanda regional.