Economia Solidária e Política de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil

O Campus Niteroi vai realizar o evento Economia Solidária e Política de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil no dia 12 de dezembro às 13h. O evento será online, via Zoom   https://us02web.zoom.us/j/89465838644 | ID: 894 6583 8644 | Senha: 575074.

Participarão os integrantes do GT de Economia Solidária do CES da Universidade de Coimbra, servidores e discentes que atuam na economia solidária nas universidades e Institutos Federais do Brasil. Será também uma oportunidade de troca de experiências entre os dois países.

O objetivo do evento é discutir as especificidades das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) nos Institutos Federais, bem como as afinidades entre o modelo de educação profissional e tecnológica brasileiro e a formação para o trabalho na perspectiva da economia solidária. O evento é fruto da estância de investigação da servidora do IFRJ Etiane Araldi no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

No evento, será apresentada a experiência da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES) do IFRJ Campus Niterói, pela sua coordenadora Ligia Scarpa Bensadon. Vale ressaltar que o IFRJ hoje conta com duas Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares: a ITES no Campus Niterói e a ITCP do Campus Realengo, coordenada pela professora Neli de Almeida.

Etiane Araldi,uma das debatedoras,  é doutora em Psicologia Social e professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Niterói. Investigadora visitante no CES, sob orientação da professora Teresa Cunha, e pós-doutoranda em Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação da professora Marcia Moraes. Integra a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES) do IFRJ Niterói e pesquisa epistemologias feministas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.  “ Neste seminário, o objetivo principal é refletir sobre as potencialidades dos Institutos Federais como espaços de promoção da economia solidária. Serão discutidas algumas experiências de Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária implantadas nos Institutos e buscaremos pensar coletivamente sobre as especificidades da ecosol na EPT, seus principais desafios, bem como diretrizes para o seu fortalecimento no âmbito desta política brasileira de educação para o trabalho, a ciência e a tecnologia”, disse Etiane.