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Economia Solidária ganha premio Paulo Freire

A metodologia de ensino adotada na disciplina Economia Solidária do curso Técnico em Administração do Campus São João de Meriti, no primeiro semestre de 2022, foi uma das vencedoras da categoria "Experiência Pedagógica no Ensino Técnico (Integrado, Concomitante e/ou Subsequente)", na 3º edição do Prêmio Paulo Freire, criado pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
 
A metodologia, criada  e desenvolvida pelo professor Anderson Oriente, consiste no diálogo entre a teoria e a prática. As aulas teóricas são no formato roda de conversa com autogestão, onde são trabalhados os principais conceitos da Economia Solidária e também são levados convidados fazedores (associados/trabalhadores) da economia solidária para ministrarem suas experiências nas aulas. No processo, há visitas a  experiências de políticas públicas de Economia Solidária (município de Niterói) Casa Paul Singer e Banco Arariboia, além de Empreendimentos Econômicos Solidários (Bancos Comunitário do Preventório), e, ainda, uma experiência de extensão em economia solidária (Incubadora Tecnológica de Economia Solidária - ITES/IFRJ). Rodney Albuquerque, diretor-geral de São João de Meriti, diz: "E, por fim, na avaliação além de dois textos críticos sobre a economia solidária, os estudantes realizam uma feira de economia solidária na sala de aula convidando toda a comunidade acadêmica  a participar (respeitando as limitações do público). Sendo assim, apresentamos  a importância da “outra economia” em um curso de formação técnica, o que também desperta nos nossos discentes o interesse por um outro modelo de trabalho", conclui. 
 
Anderson Oriente disse que se trata de um prêmio do Campus São João de Meriti e dos associados da economia solidária, que se dispuseram a fazer ointercâmbio de saberes com a instituição nas aulas ministradas. "Gostaria de agradecer aos professores, que contribuíram com a disciplina de economia solidária no curso técnico em administração. O professor Fábio Santos, que lecionou a disciplina por dois semestres no ano de 2018. As professoras Daysi Farias e Loise Medeiros pelas participações em diversas atividades da disciplina no ano de 2019. E aos professores João Emílio, Flávio Medeiros e Rafael Simão, que contribuíram com a metodologia da disciplina, adotada no ano de 2019. E aos demais docentes que sempre quando possível participaram das atividades da disciplina e/ou desejam estarem mais próximos, mas são limitados por conta dos horários das suas respectivas disciplinas, às professoras Albertina Silva e a Verônica Elói. A professora Veridiana Gatto, que cedeu parte dos seus tempos de aulas no segundo semestre de 2022. E à professora Maria Gabriella que ressaltou a importância da disciplina em um debate sobre a extinção da disciplina na reformulação do Curso Técnico em Administração".
 
Agradeceu também à Coordenação do Curso Técnico em Administração pelo apoio e pela liberdade metodológica, na figura do professor Rafael Simão; à Coordenação Técnico Pedagógica; à Coordenação de Turno, e, por fim, às direções, por participarem em diferentes momentos da disciplina, colocarem o campus à disposição e apoiarem as atividades.
 
 

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