Edital para o Curso Técnico em Arte Circense

Em parceria com o IFRJ, o processo vai selecionar 60 novos alunos para o curso da Escola Nacional de Circo. Inscrições abertas até 1º de junho.

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou no dia 16 de abril de 2019, no Diário Oficial da União, o Edital do Processo Seletivo para Ingresso de Novos Alunos no Curso Técnico em Arte Circense da Escola Nacional de Circo – Turma 2019/2021. Sessenta novos alunos serão selecionados e cada um receberá bolsa no valor total de R$ 57,5 mil reais (R$ 2,5 mil mensais), durante o período de 22 meses consecutivos do curso. As inscrições estarão abertas até o dia 1º de junho.

Primeiro no gênero a ser reconhecido pelo Ministério da Educação, o Curso Técnico em Arte Circense é ministrado pela Escola Nacional de Circo, em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e teve sua primeira turma lançada em 2015. A seleção é aberta a brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros que tiverem concluído o ensino médio até a data de publicação do edital.

A bolsa tem por objetivo possibilitar aos alunos a manutenção de suas necessidades básicas de moradia, alimentação e saúde na cidade do Rio de Janeiro durante todo o período do Curso Técnico em Arte Circense. Os recursos disponibilizados para o desenvolvimento desta ação somam R$ 3,45 milhões. Com este edital, a Funarte espera promover a formação de novos profissionais em artes circenses por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, incentivando a cadeia produtiva do Circo, sobretudo nas áreas da formação, criação, difusão e memória.

Os pedidos de inscrição poderão ser enviados para o e-mail: processoseletivo2019enc@gmail.com , ou enviadas pelo correio (somente via Sedex). O envio deve ser realizado até às 18h - horário de Brasília/DF-Brasil do dia 1º de junho de 2019, impreterivelmente. No caso dos candidatos estrangeiros, serão aceitas as postagens realizadas via serviço internacional de entrega expressa de documentos, ou por e-mail enviado ao endereço eletrônico:  processoseletivo2019enc@gmail.com , seguindo os mesmo prazos.

As inscrições deverão ser encaminhadas com a seguinte identificação e endereço:

PROCESSO SELETIVO - CURSO TÉCNICO EM ARTE CIRCENSE DA ESCOLA NACIONAL DE CIRCO - TURMA 2019/2021

Escola Nacional de Circo

Rua Elpídio Boamorte, S/Nº, Praça da Bandeira - Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 20270-170

Serão desconsiderados os formulários de inscrição remetidos após a data e/ou o horário de encerramento aqui informados.

Com o Curso Técnico em Arte Circense da Escola Nacional de Circo, a Funarte pretende possibilitar a formação de novos profissionais em artes circenses, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão e promover o incentivo à cadeia produtiva das atividades circenses – sobretudo nas áreas de criação, formação, difusão e memória do circo. Os recursos para o desenvolvimento do programa somam R$ 3,45 milhões.

tel.: (21) 2504-5320.

Acesse aqui a página do edital, seus anexos e tutorial em vídeo

Escola Nacional de Circo
Fundação Nacional de Artes (Funarte) | Centro de Artes Cênicas