Edital para formação de novos grupos PET

A Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) anuncia o lançamento de um edital interno para a formação de novos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET).

A iniciativa segue as diretrizes estabelecidas pelo Decreto nº 11.691, de 5 de setembro de 2023, pela Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, e pelas Portarias MEC nº 976, de 27 de julho de 2010 e nº 343, de 24 de abril de 2013. O edital MEC/SESu nº 4, de 10 de julho de 2024, também serve como base para esta ação.

O Programa de Educação Tutorial – PET é uma proposta inovadora que visa o desenvolvimento integral dos estudantes, combinando ensino, pesquisa e extensão. Os grupos PET são formados por alunos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e contam com a orientação de um docente tutor. Estes grupos devem estar integrados aos Projetos Pedagógicos dos cursos e às políticas de extensão das instituições, com um foco especial na redução da evasão escolar e na melhoria do desempenho acadêmico.

As propostas para a formação dos novos grupos PET devem incluir uma declaração de anuência da Direção Geral do campus e da coordenação do curso de graduação ao qual estão vinculadas. Este documento deve garantir o compromisso com a viabilização das condições necessárias para o funcionamento do grupo, incluindo as contrapartidas para os estudantes e a descrição da infraestrutura disponível para o projeto.

A última chamada para grupos PET ocorreu em 2011, e hoje o IFRJ tem 3 grupos PET em atividade: Pet Produção Cultural, do Campus Nilópolis; Pet Nanotecnologia do Campus Duque de Caxias e Pet Sexualidades do Campus Realengo. Com esta iniciativa, o IFRJ reforça seu compromisso com a qualidade do ensino superior e com a promoção de uma formação acadêmica que vai além das salas de aula, integrando práticas que preparam os estudantes para os desafios do mundo moderno.

Para mais informações sobre este edital, acesse https://portal.ifrj.edu.br/editais/programas-graduacao/pet-programa-educacao-tutorial