Edital Retificador FAPERJ Inovatrip 2024

A FAPERJ lançou o edital inédito INOVATRIP – Programa Tripartite de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. Trata-se de uma ação que tem por objetivo selecionar, credenciar e financiar Núcleos de Pesquisa envolvidos em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para promover a interação entre empresas e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) no Estado do Rio de Janeiro. O edital também pretende complementar o modelo da Hélice Tripla (Empresa-ICT-Governo) com a participação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da FAPERJ, promovendo parcerias e compartilhando custos e riscos da execução de projetos de PD&I que envolvam Núcleos de Pesquisa (NPs) selecionados e credenciados como Unidades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica - FAPERJ e empresas interessadas, com ênfase nas Pequenas e Médias Empresas (PME), Micro Empresas e Startups.

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) do IFRJ lançou o Edital Nº 03/2024 para a seleção de propostas de Núcleos de Pesquisa (NPs). As inscrições poderão ser realizadas de 29 de maio a 20 de junho, enviando o plano de ação contendo todos os itens exigidos e o currículo Lattes dos servidores e estudantes que integram a equipe.

A FAPERJ financiará, como contrapartida aos projetos contratados, as ICTs do Estado do Rio de Janeiro, um total de R$ 45 milhões, sendo repassados R$ 15 milhões por ano ao longo de três anos. O processo ocorrerá em quatro etapas, sendo a primeira delas relacionada ao Edital Proppi, disponível em https://portal.ifrj.edu.br/editais/inovatrip. São elas:

• 1ª Etapa: Seleção, pelas ICTs, dos Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento (PD&I). Cada instituição poderá indicar até no máximo 2 (dois) núcleos. Nesta etapa, a ICT definirá, conforme critérios próprios, a escolha dos Núcleos através de Planos de Ação que serão enviados à FAPERJ, via SisFAPERJ.
  • 2ª Etapa: Avaliação e seleção dos Planos de Ação, pela FAPERJ, encaminhados pelos Núcleos candidatos, através de seu Coordenador, com a anuência da ICT, e posterior credenciamento, em caso de aprovação. O Plano de Ação deverá orientar as iniciativas para o controle, verificação e cumprimento das metas propostas, bem como acompanhamento dos resultados de cada projeto: estrutura de governança, liderança e responsabilidades; os processos de gestão para operar de acordo com o Programa Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica - INOVATRIP para estímulo à inovação tecnológica. Cada Plano de Ação apresentado à FAPERJ deverá detalhar as ações gerenciais e operacionais, bem como os compromissos a serem assumidos pela ICT para o Núcleo de Pesquisa aprovado como Unidade do Programa de Pesquisa e Inovação Tecnológica - INOVATRIP, no ato do seu credenciamento. O detalhamento mínimo está disponível no edital.
  • 3ª Etapa: Captação de empresas, pelo Núcleo de Pesquisa, assinatura de contratos entre a Empresa e a ICT. Após, deverá ser apresentado à FAPERJ em chamada específica para cada Núcleo credenciado.
  • 4ª Etapa: Após análise de conformidade do contrato pela equipe técnica da Diretoria de Tecnologia, se aprovado, haverá a emissão dos Termos de Outorga referentes aos contratos assinados.

Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com a Proppi.