Engenharia de Sistemas de Software Contemporâneos: Perspectivas e Desafios

Ocorreu, no auditório Paulo Gustavo, no campus Niterói, uma palestra que teve como objetivo apresentar para os alunos do curso Técnico de Informática integrado ao ensino médio do campus os tipos e as características dos sistemas de software contemporâneos, bem como as boas práticas e desafios que devem ser adotados durante o desenvolvimento desses sistemas.

O evento aconteceu no dia 14 de março e contou com a participação do professor titular do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ, Guilherme Horta Travassos. O professor Guilherme é Cientista Nosso Estado da FAPERJ e  pesquisador 1C do CNPq.  A temática abordada na palestra está inserida no contexto do seu projeto fomentado pelo programa Cientista Nosso Estado da FAPERJ.

Guilherme Horta, durante sua palestra, ressaltou que “ao longo dos anos, temos assistido cada vez mais à evolução do sistema e a inserção do software no quotidiano da sociedade”. Além disso, o palestrante destacou que “os sistemas de software contemporâneos passaram a dominar o panorama tecnológico e estão cada vez mais pervasivos a atividades da sociedade”.

Disse ainda que “todo software pode ter defeitos e falhar”. Com base nisso, enfatizou para os alunos do curso: “A engenharia de sistemas de software revela preocupações e propriedades intrínsecas e multidisciplinares para as quais as tecnologias convencionais de construção de software não são apropriadas para o desenvolvimento de sistemas de software contemporâneos, fazendo com que os riscos associados à utilização de sistemas desses softwares diariamente disponibilizados à sociedade sejam elevados, levando em alguns casos a provocar perdas humanas”, afirmou Horta.

O palestrante pediu, ainda, que os futuros profissionais tenham responsabilidade na construção dos sistemas que serão usados pela sociedade. “Tenham um compromisso com o nosso país! Desenvolvam soluções tecnológicas para serem usadas para resolver problemas dos nossos estados e cidades. Desenvolvam soluções aplicáveis e funcionalmente adequadas. Sejam éticos na vida e em seus trabalhos”, disse o professor Guilherme Horta.

palestrante Guilherme Horta Travassos
Palestrante

O professor de informática do campus, Helvio Jeronimo Junior, relatou que, no decorrer da apresentação, o professor convidado apresentou as principais práticas que devem ser levadas em consideração para a construção dos sistemas contemporâneos e os principais desafios relacionados à construção desses sistemas. Segundo Helvio, uma outra parte da palestra que chamou muito a atenção dos alunos foi a apresentação de alguns sistemas de software contemporâneos desenvolvidos no âmbito de seus projetos no PESC (UFRJ).

“Algumas das soluções apresentadas pelo professor Guilherme Horta, foram usadas na área da saúde durante a COVID-19 e na área de agronegócio. Essa parte da palestra também foi muito significativa para os alunos do curso integrado em informática. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os projetos práticos desenvolvidos na universidade e usados pela sociedade. Os projetos apresentados pelo professor podem motivar os nossos alunos de informática na ideação e construção de seus projetos finais. Muitos dos projetos de final de curso desenvolvidos pelos nossos alunos de informática, também podem ser amadurecidos e utilizados na prática. Para isso, precisamos estreitar parcerias com empresas e entidades ao redor do nosso campus para identificarmos as suas demandas e propormos soluções que possam atendê-los”, disse o professor Helvio Jeronimo.

Colaboração: Júlia Cadilhe Queiroz.