Equipe Jaguar se classifica na Competição Latino Americana de Robôs

A Jaguar, equipe de robótica do Campus Volta Redonda, conquistou o 1° lugar na categoria “Standard Platform League (SPL) ” – Liga Plataforma Padrão – na “Competição Latino Americana de Robôs (LARC)”, que foi realizada entre os dias 22 e 26 de outubro em Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

A equipe competiu em três categorias, sendo elas: “Soccer Open”, exclusiva para alunos do Ensino Médio; “Rescue Maze”, que faz a simulação de um resgate e também é exclusiva para alunos do Ensino Médio; e no SPL, onde os robôs NAO são programados para competir o futebol de humanoides.

Os alunos disputaram pela primeira vez a categoria Soccer Open, ficando com o segundo e terceiro lugar. Na Rescue Maze, por conta de problemas técnicos com os robôs, a Jaguar não subiu ao pódio. A conquista do 1° lugar na categoria SPL, habilitou a equipe para competir na liga mista, na qual também foi campeã. O time competiu a final da SPL contra a Universidade de Brasília (UNB) e a final da liga mista contra o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sendo vencedor em ambos os jogos.

Para o coordenador da equipe, Helton Sereno, os estudantes obtiveram um bom desempenho ao participar das competições: “Os alunos mostraram a continuidade dos trabalhos que eles já estavam fazendo, com dedicação, desempenho e diversão. O mais bacana de tudo é que eles encaram isso como uma coisa que é legal. Tudo isso é fruto do trabalho que a gente faz e isso reflete no resultado”, comentou.

Helton falou também sobre a importância de os alunos encararem as competições como uma forma de diversão: “A partir do momento em que eles veem isso como uma coisa divertida, algo que não é uma obrigação, a gente tem resultados positivos. É legal a gente ver, principalmente na SPL, as outras equipes perguntarem ‘De qual faculdade vocês são?’, e nós respondermos que somos uma equipe de Ensino Médio. As pessoas ficam perplexas com isso, pois é uma categoria que exige bastante desenvolvimento de raciocínio tecnológico, e eles estão competindo de igual para igual, os resultados mostram isso”, enfatizou.

O Mundial para o qual a equipe foi classificada ocorrerá em locais e datas diferentes, sendo um em Portugal no final de março e começo de abril de 2020 para a competição de Soccer Open; e na França no meio do ano, no qual eles estão habilitados para competirem no SPL.

Colaboração: Daniela Romanelli