Equipe de Psicologia inicia curso para servidores

A equipe de Psicologia do campus Duque de Caxias iniciou, no dia 27/08, um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) para servidores com o tema “Desafios e caminhos na escola diante do sofrimento psíquico contemporâneo”. A capacitação busca auxiliar os servidores a saberem lidar com a situação vivenciada por eles dentro da instituição escolar.

O curso é ministrado pelo psicanalista e professor adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fábio Malcher. Ele apresentou o programa do curso, que será realizado até novembro, totalizando quatro encontros.

“A psicopatologia contemporânea e a escola: inclusão e exclusão”, foi o tema da primeira aula. O professor explicou que a escola realiza funções distintas, podendo ser produtora de sofrimento ou de sentido à existência. Em sua exposição, o docente falou sobre a relação de mal-estar vivenciada na instituição escolar. “É um ambiente de conflito entre o indivíduo e sua cultura”, disse. Nessa perspectiva convidou os servidores a procurarem um caminho para mudar esse cenário.

Thamires Idalino, professora do curso Técnico em Química, falou sobre a realização do curso de formação. “Houve um debate bem amplo e rico, trazendo questões necessárias. Foi um primeiro momento sutil, mas ao mesmo tempo esclarecedor”, falou. Além disso, Thamires disse considerar importante o momento de debate e reflexão protagonizado pelos servidores acerca da realidade escolar.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira