Logo IFRJ

A escrita da mulher negra

O projeto de pesquisa "A escrita da mulher negra: crime, narrativa e violência" vem propondo a discentes do Campus Pinheiral, desde 2017, o estudo de obras de autoras negras. A proposição visa à valorização da escrita negra feminina, o estudo do ponto de vista da autoria da mulher negra e a análise de questões que cercam tal perspectiva. O projeto já trabalhou com as seguintes obras: “Quarto de despejo”, de Carolina de Jesus; “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo, e “O crime do cais do Valongo”, de Eliana Alves Cruz.

Em 2019, com a orientação da professora Erica Cristina Bispo, um grupo discente analisa a obra “O crime do cais do Valongo”, de Eliana Alves Cruz. Para Gabrielle Rezende Muniz — estudante do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente e bolsista do projeto — a pesquisa oportuniza a ela a reafirmação da sua identidade enquanto mulher negra. Sobre o estudo da obra, ela destacou a denúncia que o livro traz sobre o período escravocrata brasileiro. “E, ao mesmo tempo, que lança mão de personagens negros para carregarem o protagonismo”, acrescentou.

Já para Israel Elyon Amorim Gomes — do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente e também integrante do projeto — a pesquisa o despertou para a importância de ler um romance além do texto e para a necessidade de se observar e analisar as entrelinhas e os contextos da escrita. Já Camilla Emilly Carneiro Alves, estudante do 2º ano do curso técnico em Informática e bolsista do projeto, revelou que a pesquisa ofereceu a ela a oportunidade de contato com a literatura da mulher negra e, ainda, a compreensão de questões do racismo brasileiro, como as relações de poder.

Colaboração: Greici Souza

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS