Logo IFRJ

Estágio obrigatório em tempos de pandemia

O IFRJ divulga a Instrução Normativa que dispõe sobre a elaboração de projeto acadêmico-profissional para aproveitamento de atividades como estágio obrigatório no contexto das APNPs. O documento é uma realização conjunta da Pró-Reitoria de Ensino e da Pró-Reitoria de Extensão do IFRJ.  

A proposta da IN foi construída em conjunto pelas pró-reitorias no intuito de viabilizar uma alternativa para lidar com os problemas enfrentados pelos estudantes na realização de estágios (nos cursos que ainda os têm como requisito obrigatório).

Ana Luísa Lima, pró-reitora de Extensão lembra: “Como todos sabem, o contexto da pandemia agravou ainda mais a situação que temos vivido nos últimos anos em virtude das restrições sanitárias, da crise econômica e da desregulamentação do mundo do trabalho que enfrentamos, processos estes que têm acarretando uma diminuição progressiva no número de vagas e na oferta de estágios”. 

Além da PROEX e da PROEN, o esforço conjunto teve colaboração dos coordenadores de integração escola-empresa (CoIEE) dos 15 campi do IFRJ,  e o resultado é a Instrução Normativa que pode ser conferida logo abaixo. O documento dispõe sobre as diretrizes para elaboração do projeto acadêmico-profissional e sobre as etapas do processo de formalização do projeto junto às Coordenações de Curso e às CoIEEs. 

Ana Luísa diz ainda que o processo todo foi construído de forma participativa e contou com a experiência e envolvimento dos CoIEEs, no sentido de oferecerem orientações seguras e alinhadas com os demais instrumentos normativos e regulamentações da área.

A pró-reitora de Extensão acredita que através desta iniciativa o IFRJ dá um passo importante no sentido de criar alternativas viáveis para o enfrentamento da situação, e abre caminhos concretos para que os estudantes consigam se formar.

Leia a Instrução Normativa

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Integração Escola-Empresa (CoIEE) de seu campus.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS