Estudante do Campus Pinheiral representa o IFRJ no LAPASSION

O estudante da Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Pinheiral Frederick Gregorio Corrêa representou o IFRJ no programa LAPASSION ( Práticas Latino-Americanas e Soft Skills para uma Rede Orientada para a Inovação). As atividades aconteceram entre setembro e novembro de 2022 e contaram com uma etapa virtual e fases presenciais no Campus Itumbiara do Instituto Federal de Goiás (IFG).

A proposta do LAPASSION é fomentar a inovação e buscar soluções para desafios reais, através do intercâmbio entre estudantes de diversos estados do Brasil e também de Portugal. Foram selecionados 54 estudantes de graduação da Rede Federal. Um projeto multidisciplinar de trocas de experiências culturais, intercâmbios de conhecimentos e vivências.

A equipe do estudante Frederick — composta por estudantes dos Institutos Federais do Rio de Janeiro, Goiás, Alagoas, Amapá e Santa Catarina — recebeu o seguinte desafio: "Como promover a energia limpa em indústria do setor sucroalcooleiro?".

O grupo apresentou um projeto de promoção de autossuficiência energética a partir da utilização de energia fotovoltaica. “Uma proposta que buscava vencer barreiras burocráticas, estruturais e de falta de financiamentos e incentivos fiscais para a implementação de energia limpa”, explicou Frederick.

Para o estudante do Campus Pinheiral, a adoção de energia limpa é necessária e importante devido à utilização de recursos renováveis da natureza. Além disso, a defesa da energia limpa está entre os objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU para 2030.

Frederick foi selecionado para participar do LAPASSION através de edital interno do IFRJ. Uma experiência de mobilidade nacional com viés de internacionalização que contou com uma bolsa-auxílio para custear os custos da viagem, verba de atividades de internacionalização oferecida pela Reitoria do IFRJ.

O professor Rodrigo Lemos, coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ, explica que a mobilidade internacional tem viés de internacionalização quando há a participação de representantes de outros países, como a presença de estudantes de politécnicos portugueses na edição de 2022 da LAPASSION.

Colaboração: Greici Oliveira