Estudantes de agronomia participam de oficina de controle de pragas

Estudantes do curso de Agronomia participaram de uma prática das disciplinas Entomologia Aplicada e Fitopatologia Aplicada, na Oficina de Prevenção e Controle de Pragas e Doenças em Hortaliças e Citrus para o Coletivo Alaíde Reis, composto por famílias dos assentamentos do MST Roseli Nunes e Terra da Paz. A atividade aconteceu na sede do assentamento Roseli Nunes, em Piraí, no dia 21 de agosto.

Após uma palestra sobre o tema ministrada pelas professoras Shaiene Moreno Gouvêa e Patrícia Sobral, os estudantes demonstraram o preparo das caldas para o controle de pragas e doenças. O objetivo principal foi ensinar a preparação de soluções alternativas e agroecológicas para o manejo de hortaliças, folhosas e espécies do gênero Citrus.

imagem de alunos participando da oficina de controle de pragas

O coordenador do curso, o professor Heider Franco, afirmou que foi uma grande oportunidade para os estudantes poderem entender a realidade dos produtores e as possíveis carências que podem ser supridas a partir do conhecimento. “Além disso, também puderam atuar de maneira profissional na capacitação dos produtores. Fiquei muito orgulhoso com a maturidade que demonstraram”, disse Heider.

A demanda para a realização da oficina surgiu a partir do projeto “Diagnóstico participativo para consolidação organizacional e produtiva dos territórios de assentamentos da reforma agrária na região Sul Fluminense, parte do TGARA (Tecnologia e Gestão em Assentamento da Reforma Agrária)”, que é ligado à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Colaboração: Greici Oliveira.