Estudantes da Rede Federal podem participar do concurso de fotografia “Habilidades em Ação”, da UNESCO-UNEVOC

O tema escolhido para este ano foi “TVET para um futuro justo e sustentável para todos”; o prazo de envio das fotografias é até 31 de agosto de 2024.

Estudantes das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica podem participar do concurso de fotografia "Habilidades em Ação", da UNESCO-UNEVOC. Neste ano, o tema escolhido foi "TVET [sigla para Ensino e Formação Técnica e Profissional, em tradução livre] para um futuro justo e sustentável para todos".

As pessoas interessadas em participar devem enviar as fotos até o dia 31 de agosto de 2024. Os participantes precisam encaminhar também seus dados de identificação e informações sobre a fotografia por meio de um formulário, disponível no site do concurso, para o e-mail unevoc.skills@unesco.org. O concurso foi lançado como parte das comemorações do Dia Mundial das Habilidades dos Jovens, celebrado no dia 15 de julho.

Os vencedores do concurso receberão prêmios em dinheiro. Na cotação da quarta-feira, 24/7, o primeiro lugar deve receber aproximadamente R$ 4.229 (750 USD), o segundo R$ 2.819 (500 USD) e o terceiro lugar R$ 1.973 (350 USD). Além disso, os finalistas e os premiados receberão certificados de participação e suas inscrições serão apresentadas no site da UNESCO-UNEVOC.

As fotos devem destacar aspectos inovadores da educação e treinamento técnico e profissional. De acordo com as regras do concurso, as inscrições devem ter um (ou mais) dos pontos como direcionamento:

• Aprendizagem ao longo da vida: fotos que destaquem como pessoas de todas as idades continuam adquirindo habilidades por meio do aprendizado formal, não formal ou informal;
  • Equidade e inclusão: fotos que destaquem que o aprendizado de habilidades é para todos, independentemente de gênero, etnia, nacionalidade e status social;
  • Transformação verde e digital: fotos que destaquem a digitalização de habilidades e/ou tecnologias ou processos eficientes em recursos que reduzem o desperdício e minimizam o impacto ambiental da ação humana;
  • Inteligência Artificial (IA): fotos que destaquem como poder da IA é aproveitado para promover a eficiência da educação e do treinamento. Essas também podem ser fotos que destacam a importância de ter habilidades de IA para impulsionar a eficiência de sua profissão vocacional;
  • Inovação e excelência: fotos que demonstrem a adoção de princípios, processos e habilidades inovadoras;
  • Orientação profissional: fotos que destaquem os serviços que ajudam pessoas de qualquer idade a administrar suas carreiras e a fazer escolhas educacionais e ocupacionais que sejam significativas para elas;
  • Educação para a cidadania global: fotos que demonstrem habilidades e conhecimentos que ajudam a construir sociedades mais pacíficas, tolerantes, inclusivas e seguras.

Centro Unevoc

O Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) é um dos sete institutos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), dedicado ao desenvolvimento da educação técnica e profissional.

Desde 2016, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é um centro UNESCO-UNEVOC, sendo um dos três brasileiros e um dos escritórios mais ativos na América Latina. Esse status que tem possibilitado a participação ativa da Rede Federal em debates educacionais relevantes em âmbito mundial.

Além das conferências gerais, que reúnem países de todo o mundo, o Unevoc promove encontros regionais para discutir desafios comuns, compartilhar boas práticas e propor iniciativas para fortalecer a educação técnica e profissional.

Para saber mais informações, acesse aqui.

Fonte: Ascom Conif