Logo IFRJ

Evento de Relançamento do Programa de Preparação para a Aposentadoria

A Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST) do IFRJ realizou, nesta segunda-feira (20/03), no auditório da Reitoria da Rua Buenos Aires, o evento de relançamento do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA). O programa havia sido iniciado em 2017, porém passou por um hiato.

Participaram da mesa de abertura o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Valorização de Pessoas, Bruno Campos dos Santos; o diretor de Gestão e Valorização de Pessoas (DGP), Heleno Ferreira Lima; a diretora de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoas (DQDP), Ana Luiza Coelho Ferreira Pinhal; e a coordenadora de Saúde do Trabalhador, Larisse Caroline Ferreira de Castro.

De acordo com Larisse, o evento foi pensado com o objetivo de apresentar o Programa de Preparação para a Aposentadoria para a comunidade do IFRJ. “Esse programa foi feito, inicialmente, em 2017 e temos um lapso temporal muito grande até 2023. Então precisamos reapresentar aos servidores essa proposta, sensibilizar os nossos gestores quanto à participação dos servidores e captar o nosso público-alvo, chegar até os servidores que estão próximos de se aposentar, para que eles participem da próxima edição do programa”, explicou. 

A coordenadora disse ainda que, para além disso, pretendem preparar os servidores, independente do tempo no serviço público e da sua idade, a refletir sobre os cuidados com sua saúde, vida financeira, com a carreira e pós-carreira. “É importante começar a reflexão sobre esse processo que vai culminar na aposentadoria, que vai ser uma grande e nova fase, que está para ser descoberta ainda”, destacou.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Valorização de Pessoas disse que a instituição está tentando, dentro do que pode e dos recursos disponíveis, melhorar a qualidade de vida do servidor e demonstrar o compromisso com a valorização do servidor. “Só estamos aqui devido ao trabalho realizado pela CST, com todo apoio da DQDP e da DGP, que buscaram propor iniciativas que fossem ajudar o servidor em todas as vertentes. O PPA é uma dessas alternativas. Então, aqui vai meu agradecimento a todos os envolvidos pelo trabalho desempenhado. O motivo de estarmos na gestão não é só para fazer a parte burocrática, mas para tentar pensar o diferente para ajudar os servidores, para ouvi-los e participar dessa construção coletiva para a melhoria das condições de trabalho, enquanto servidor ativo, e também para o pensamento e preparação para a sua aposentadoria”, destacou Bruno. 

O diretor de Gestão e Valorização de Pessoas, Heleno Ferreira Lima, contou ser uma satisfação estar presente para fazer o relançamento do PPA. Ele disse ser um entusiasta do programa. “Acho que a preparação para a aposentadoria do servidor começa no ingresso dele. Porque dos tópicos que serão abordados no programa, podemos observar que não são questões que se resolvem da noite para o dia. A questão financeira, por exemplo, não é resolvida nem ao menos em poucos anos. Já deve vir de longa data, de forma que o servidor possa formar uma base de reserva que lhe dê segurança no futuro. A questão da saúde física deve ser abordada e trabalhada, já que na terceira idade o corpo vai precisar de certa estrutura muscular, algo que também não é adquirido da noite para o dia. Entre outros pontos. Por isso agradeço a toda equipe pela iniciativa de relançamento do programa”, enfatizou.

A diretora de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoas disse que a gestão vem apoiando muito algumas iniciativas que a Diretoria vem tentando implementar em relação às políticas de qualidade de vida. “Estamos com alguns planejamentos para ao longo deste ano e dos próximos e temos recebido muito apoio da gestão. Penso que esse relançamento do PPA é um passo muito importante para os servidores. Porque precisamos pensar em nós, não só técnicos, como docentes, e na nossa qualidade de vida. E sabemos que num contexto pós pandemia, temos muitos casos de adoecimento mental, questões de saúde. Espero que o relançamento do PPA seja o ‘pontapé inicial’ para novas políticas institucionais de qualidade de vida para todos nós”, aspirou Ana Luiza.

Após a mesa de abertura, aconteceu uma Mesa redonda com as representantes do Programa de Preparação para Aposentadoria da Fiocruz, Thaysa Maria Ribeiro Garcia e Carla Cristina Coelho Augusto Pepe. Elas explicaram que o programa da Fiocruz começou em 2010, focando em quem estava a cerca de 5 anos de se aposentar. Contudo, teve baixa adesão por ser voluntário. E que foi necessário fazer um trabalho de desmistificar o programa, explicando que não era algo para expulsar o servidor da instituição, mas que aquela era uma preparação, um espaço de cuidado, para enfrentar a nova fase. Hoje, o programa foca em servidores com até 10 anos para se aposentar, para dar mais tempo de preparação. 

As convidadas ainda abordaram temas como etarismo, conflito de gerações, mudanças nas políticas previdenciárias e descolamento da identidade do indivíduo da identidade profissional. “Hoje, em nossa sociedade, há o costume de nos definirmos como o que fazemos. Eu sou professora, sou pesquisadora, sou servidora da Fiocruz. Sim, sou tudo isso. Mas somos muito mais, pois temos vários aspectos da nossa vida para enxergar e cuidar. É preciso redescobrir isso”, afirmou Carla Cristina.

Em seguida, a coordenadora da CST do IFRJ fez uma breve apresentação do planejamento e cronograma do PPA para este ano: serão quatro encontros educativos, em intervalos de 15 dias, das 10 às 12h30 e das 13h30 às 16h, totalizando uma carga horária de 20 horas. Serão abordados temas como sentidos da aposentadoria; planejamento financeiro e empreendedorismo; saúde e qualidade de vida; aspectos legais da aposentadoria; e redes sociais. O critério de inclusão será a proximidade do servidor com a aposentadoria, em casos onde o número de servidores interessados for superior à capacidade de atendimento (de 08 a 12 participantes). 

Haverá, ainda, encontros online, esses sem restrição de participação, que acontecerão em março, maio, julho, setembro e novembro, e datas a serem definidas e divulgadas posteriormente.

O encerramento ficou por conta do depoimento da docente do Campus Realengo Sylvia Regina Vasconcellos de Aguiar, que contou sua experiência ao participar da edição do programa em 2017. “Eu participei, me informei, mas ainda não me aposentei porque achei que ainda não era a hora. É importante entenderem que participar não te obriga a se aposentar. O programa vai ajudar a entender e enxergar possibilidades e caminhos. E se eu puder, pretendo participar novamente dessa edição!”, assegurou.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS