Evento sobre cultura surda conscientiza o público no campus Duque de Caxias

palestrantes do cine debate posando para foto

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) realizou um cine-debate com a exibição do filme "Os filhos do silêncio", com a intenção de conscientizar o público sobre a inclusão no cenário escolar. A exibição, que aconteceu no dia 14 de maio, contou com a organização da professora de Pedagogia, Ana Carla Beja, e do professor de Língua Portuguesa, Marcus Vinicius de Almeida.

Para introduzir o tema, foram convidados o tradutor e intérprete de Libras do campus Niterói, Carlos Hilton; a tradutora e intérprete de Libras do campus, Ana Carolina Amaro; a professora de Libras e Língua Portuguesa da unidade, Priscilla Kelly e da professora de Química do campus, Jomara Mendes.

Após a exibição do filme, a mesa de debate abordou temas como a cultura surda e a inserção do aluno surdo no contexto escolar. A plateia participou ativamente com perguntas que incrementaram a discussão e se mostrou bastante conscientizada com a função do poder público em criar condições de acesso para as pessoas com necessidades específicas.

"A escola precisa atender a esta demanda", afirmou o professor Marcus Vinicius. Além disso, o docente falou sobre o papel do campus em proporcionar este debate: "Uma das principais intenções do NAPNE do campus, ao organizar esse evento, foi propiciar uma oportunidade de reflexão sobre a importância de garantir que a escola pública seja, de fato, inclusiva e que ela esteja apta a atender à diversidade de sujeitos que formam uma sociedade", disse.

A atividade promoveu a chance de o público mergulhar numa experiência de vida e sair da zona de conforto. Para a docente Ana Carla Beja, a atividade também teve um viés provocador: "Todas as atividades que buscam promover debates sobre a diversidade são extremamente importantes e necessárias para o ambiente escolar. Além disso, também são provocadoras com a possibilidade de combinar a exibição do filme com fala. E, ainda, o olhar de profissionais que atuam com a cultura surda torna a experiência ainda mais enriquecedora para todos os participantes", destacou.

A intérprete de Libras Ana Carolina reforçou a necessidade desses eventos no campus Duque de Caxias. "Roda de conversa, exibição de filmes e debates são estratégias de conscientização que instigam a criticidade e reflexão aos sujeitos da instituição, desta forma podemos discutir temas que promovam a inclusão e a valorização da diversidade cultural encontradas na instituição", ressaltou.

Ana Carla Beja manifestou o desejo futuro do núcleo: "Desejamos dar continuidade à atividade, promovendo um encontro desses por mês. Pensamos no próximo mês em trazer para cine diversidade o tema deficiência visual", finalizou.