Logo IFRJ

A experiência na Finlândia

 formação da mesa: Wallace, Rafael Silverio e Ana Paula Magnus

 O campus Volta Redonda recebeu professores do programa “Professores para o Futuro” – que acontece na Finlândia – para a realização do “Seminário Professores para o futuro: a experiência da Finlândia e a formação de multiplicadores no IFRJ campus Volta Redonda”, no dia 9 de outubro.

O evento aconteceu no auditório da unidade e contou com a presença dos professores Helton Sereno, do campus Volta Redonda; Leonardo Emanuel e Rafael Almada, do campus Rio de Janeiro; José Luiz Amado, do Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Macaé; Júlio Page, do campus Duque de Caxias, além de estudantes e profissionais da rede pública e privada.  

O programa “Professores para o Futuro” é um intercâmbio de docentes de Institutos Federais do Brasil para a Finlândia, onde aprendem novas maneiras de ensino e trazem todo esse conhecimento para o Brasil, atuando como multiplicadores. O professor do campus Volta Redonda Helton Sereno participou da 3ª edição do programa em 2016 e realiza pela quarta vez o seminário. O objetivo do seminário é a capacitação dos professores em metodologias pedagógicas aplicadas à educação profissional.


Oficina Jogos Didáticos

A mesa de abertura foi composta pelo diretor-geral da unidade, Silvério Balieiro; pela diretora de Ensino, Ana Paula Bemfeito; pelo diretor-administrativo, Wallace dos Reis; pelo diretor de Apoio Técnico ao Ensino, Magnus Lopes e pelo professor Rafael Almada.

Foi realizada uma mesa redonda com os professores do programa tratando do tema “A educação Finlandesa, a experiência do Programa Professores para o Futuro e os desdobramentos dentro e fora da sala de aula”, em que puderam discutir sobre as práticas vividas na Finlândia e mostrar aos participantes como funciona o sistema de educação Finlandês.

Por fim, foram realizadas duas oficinas. Uma sobre “Jogos didáticos – novas ideias de como criar empoderamento para a aprendizagem”, ministrada pelos professores Leonardo Emanuel e José Luiz, e outra sobre “Digital Tools – utilizando a tecnologia a favor do processo de aprendizagem”, ministrada pelos professores Helton Sereno e Júlio Page. Ambas necessitaram de inscrições prévias.

“Através das oficinas, nós estamos treinando e divulgando um pouco das práticas vividas na Finlândia. Então, as oficinas são uma oportunidade que os participantes estão tendo de viver um pouco do que nós vivemos lá e de conhecer novas ferramentas”, ressaltou o professor Helton Sereno. Os presentes ganharam certificado de participação das oficinas. 


Oficina Digital Tools

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS