Experiência transformadora nos Jogos dos Institutos Federais

Equipes do IFRJ, formadas por alunos de diversos campi, participaram dos Jogos dos Institutos Federais 2022, evento realizado de 28 de novembro a 2 de dezembro em São José do Rio Preto, SP.

A organização das equipes do IFRJ ficou a cargo da Coordenação de Ações Esportivas (PROEX), em articulação com os professores de Educação Física e estudantes-atletas nos campi para montagem,  treinamento e seletivas das equipes. No âmbito administrativo, a Pró Reitoria de Extensão organizou as ações necessárias (transporte, alimentação, auxilio aos estudantes, etc) referentes ao envio da delegação.

Os alunos-atletas disputaram 11 modalidades esportivas coletivas e individuais: natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquete, futsal, handebol, voleibol, voleibol de praia, atletismo e futebol.

A delegação teve 60 estudantes dos campi Duque de Caxias, Nilópolis, São Gonçalo, Pinheiral, Niterói, Arraial do Cabo. Essas equipes participam de futsal (masculino e feminino), futebol de campo (masculino); tenis de mesa (masculino e feminino), basquete (masculino), volei de areia (masculino) e natação (masculino).

Na avaliação do professor Bruno dos Santos, da Coordenação de Ações Esportivas,  possibilidade de interagir com estudantes de diversos institutos do Brasil é uma experiência ímpar na formação desses estudantes, que vai para além da simples disputa no campo esportivo. “É algo que o estudante carrega para o resto de sua vida, amplia, de sobremaneira, seus horizontes mundo”, disse.