Logo IFRJ

Extensão Cultural na quarentena: curso online ''A Arte do Espectador''

Com o objetivo de divulgar programações de qualidade mesmo durante o período de isolamento social, o Programa Extensão Cultural IFRJ divulga o curso gratuito e realizado em plataforma digital ''A Arte do Espectador'', da Companhia Ensaio Aberto. O curso propõe aos espectadores a discussão de recortes da cena teatral contemporânea pelo olhar do público. As aulas serão ao vivo com o diretor Luiz Fernando Lobo, durante cinco segundas-feiras, entre os dias 6 de julho e 03 de agosto, das 19h às 22h.

O objetivo básico é desenvolver a arte do olhar. Luiz Fernando Lobo analisa com os participantes a gramática cênica, linguagens, filiações estéticas e teóricas dos espetáculos selecionados. Serão estudados conceitos como o quarto criador (Meyerhold), o público dos esportes (Brecht) e o espectador especializado (Ariane Mnouchkine), com o intuito de transformar o espectador em sujeito do espetáculo. “Cada espetáculo é criado para um espectador ideal. O olhar do espectador influencia na criação do ator e do diretor”, afirmou Lobo.

São oferecidas 20 vagas destinadas ao público em geral. Não é necessário ser um profissional da área artística. As inscrições acontecem até o dia 28 de junho, através deste link. A publicação dos selecionados será feita no dia 03 de julho.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS