“Feira de exposição: gordura trans” e a aplicabilidade da Química no cotidiano

Alunos da disciplina de Química Orgânica, do quarto período do curso Técnico em Química do IFRJ Campus Duque de Caxias, participaram da “Feira de exposição: Gordura trans”, no dia 21 de novembro. O evento foi organizado pelo estudante Bruno Marques, que cursa a Licenciatura em Química no campus e faz estágio nessa turma, sob a supervisão da professora Gabriela Mendonça.

Bruno explicou o porquê da ideia de apresentar esse tema, presente no cotidiano dos alunos dentro e fora da sala de aula. “Eles têm bastante conteúdo específico, mas às vezes eles não veem muito sentido porque não percebem a aplicabilidade do que estão aprendendo no dia a dia”, falou o estudante.

A estudante Sara Teixeira que falou dos mecanismos da produção da gordura trans em sua apresentação, comentou sobre a realização do evento. “É muito importante a gente levar para os outros o que aprendemos em sala. Foi bem legal pesquisar e apresentar para outras pessoas”, comentou a aluna.

O que é a gordura trans?

Durante a exposição os presentes puderam entender que a gordura trans é uma gordura vegetal que passa por uma reação de adição, chamada hidrogenação, tornando se mais resistente. Os óleos vegetais que possuem várias duplas ligações em sua estrutura molecular passam pelo processo, que é apreciado pela indústria dos alimentos, pois prolonga a validade dos produtos.

Ela é encontrada em alimentos como: sorvete, chocolate, macarrão instantâneo, manteiga, e fast food, por exemplo, mas dificilmente é identificada, pois no Brasil as empresas podem ocultar a presença da gordura trans se ela for igual ou menor que 0,2% por porção, ação autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Alguns dos malefícios dessa gordura no organismo são o maior risco de infarto, redução do bom colesterol, crescimento do colesterol ruim, sendo considerada prejudicial para gestantes e lactantes, podendo oferecer risco aos bebês.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira