Formatura do Curso de Extensão para Educadores Sociais

A cerimônia de encerramento da primeira turma do Curso de Extensão "Educadores Sociais do Município do Rio de Janeiro", fruto da parceria do IFRJ com a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 24/02, no Palácio Rio 450, situado em Oswaldo Cruz.

Quarenta e oito alunos completaram o curso e puderam receber seus diplomas das mãos do reitor do IFRJ, Rafael Almada; da pró-reitora de Extensão do IFRJ, Ana Luisa Soares; da secretária municipal de Assistência Social do Município do Rio de Janeiro, Laura Carneiro; e da subsecretária municipal de Proteção Social Especial, Sheila Maria de Oliveira.

O reitor Rafael Almada destacou que o curso é importante, pois gera capacitação e traz novas oportunidades e perspectivas dentro da área em que esses profissionais já estão atuando. “Fico muito feliz de ver que essa iniciativa inédita já está rendendo frutos e poderá formar novos profissionais. A qualificação é uma importante etapa que, aliada à prática, se torna imprescindível para um profissional de qualidade”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência Social se dirigiu diretamente aos alunos e reconheceu o quanto o trabalho deles é delicado. “É muito importante que vocês tenham a qualificação necessária para um melhor atendimento nas ruas, mas principalmente para vocês se sentirem preparados para esse serviço que é tão difícil. Só quem trabalha na Assistência consegue perceber a dinâmica do que é ser um Educador Social”, enfatizou Laura Carneiro.

Já Ana Luisa Soares relembrou que cabe aos Institutos Federais estarem mais próximos à população e tentarem atender às demandas na área da Educação nos municípios onde estão. “Nós fomos provocados pela Secretaria a pensar sobre esse curso, que ainda não fazia parte do nosso catálogo. Aceitamos o desafio e estamos aqui hoje finalizando essa primeira turma. É muito importante para nós atendermos essas demandas da sociedade”, pontuou a pró-reitora.

Sobre o curso - O Curso de Extensão teve um total de 40 horas, com as disciplinas de Assistência Social, Língua Portuguesa, Libras  e Empreendedorismo. Nessas disciplinas, estão contidos os macro conceitos ligados às Políticas de Assistências Sociais, Políticas Sociais, Direitos Humanos e Economia Solidária.

As aulas aconteceram de 15 de dezembro de 2021 a 26 de janeiro de 2022, através de plataforma digital, exclusivamente para profissionais que atuam como educadores sociais junto à SMAS-RJ.

Evelyn Santos, coordenadora do curso, disse que ele cumpriu com a proposta de proporcionar um espaço privilegiado de diálogo acadêmico com esta categoria de profissionais que atuam na linha de frente da Política de Assistência Social. “O curso contou com instrutoras/professoras de alto nível, que conduziram as atividades com desenvoltura e boa aceitação entre os cursistas. Em meu entendimento, o curso atendeu às expectativas previstas e espero que os educadores sociais percebam em seu dia-a-dia um diferencial em suas ações, em função dos conteúdos e ferramentas adquiridas no decorrer das atividades. Espero que, futuramente, possamos capacitar ainda mais Educadores Sociais, pois considero essa ação de imensa importância social”, concluiu.